Primeiro Beriev Be-200ES bombeiro da Argélia. A primeira anfíbia Beriev Be-200ES da Força Aérea Argelina (FAA – Force Aérienne Algérienne) foi vista recentemente nas instalações da PJSC Beriev Aircraft Company, no Aeroporto de Taganrog Yuzhny (TGK/URRT), na Rússia. É a primeira de um lote de quatro unidades encomendadas pelo governo da Argélia para combates à incêndios.
Imagens do primeiro O Be-200ES da Argélia começaram a circular nas redes sociais na semana passada. A aeronave, matrícula 7T-VPV, ostenta a pintura completa e as marcas da FAA. Esta aeronave deverá ser usada para treinamento das tripulações, enquanto a segunda unidade deverá ser lançado no próximo mês de março.
Em agosto de 2021, após uma sequência de grandes incêndios que afetaram várias regiões do país, o Ministério da Defesa argelino anunciou a encomenda de quatro aviões bombeiros Beriev Be-200ES, com opção para mais quatro.
“Na sequência dos incêndios que atingiram várias regiões do país, e no cumprimento das instruções do Presidente da República, Supremo Chefe das Forças Armadas, incumbiu o Ministério da Defesa Nacional de supervisionar a aquisição de aeronaves especializadas no combate a incêndios florestais. Para isso, o Ministério da Defesa Nacional lançou imediatamente as consultas necessárias para fabricantes capazes de atender este pedido o mais rapidamente possível”, indicou o comunicado do MDN na época.
A construção da primeira aeronave foi iniciada em fevereiro de 2022. Documentos vazados mostram que a fabricante assinou um pedido de materiais no valor aproximado de US$ 5,4 milhões. Um dos contratos envolve o fornecimento de componentes da Suíça (unidades de controle de vibração do motor, conjuntos de cabos, acelerômetros de suporte dianteiro e traseiro). É possível que esses itens estejam sujeitos a sanções e proibidos de serem exportados para a Rússia.
O Beriev Be-200 é um hidroavião híbrido que pode realizar missões de patrulha marítima, busca e resgate, transporte médio de pessoal (64 passageiros) e equipamentos (oito toneladas de carga), e acima de tudo lançar cerca de 13.000 litros de água ou retardante líquidos. O jato pode ser recarregado no mar, em fontes de água doce, ou por equipes no solo. Com carga máxima, o Be-200 tem uma autonomia de 1.700 quilômetros, podendo alcançar qualquer área florestal no norte da Argélia.
@FFO