Bulgária modernizará seus L-39 Albatros. A Força Aérea da Bulgária (BVVS – Bulgarski Voenno Vzdushni Sili) fechou um contrato com a empresa tcheca Aero Vodochody, para a revisão e modernização das sua aeronaves de treinamento e ataque leve L-39ZA Albatros.
A modernização envolve os sistemas de navegação, comunicação e identificação, além de implicar ma substituição dos aviônicos originais russos por similares ocidentais atualizados. Os motores e a unidade de partida auxiliar Safir também serão revisados.
“Estou muito satisfeito com a assinatura desse contrato e com a oportunidade de apoiar outro usuário de nossa lendária aeronave L-39 Albatros. Estamos trabalhando sistematicamente para fortalecer e desenvolver relacionamentos com os atuais operadores das nossas aeronaves. Assim, a Bulgária ´pemais um dos nossos importantes clientes que optaram pela revisão e modernização das suas aeronaves”, disse Filip Kulštrunk, Vice-Presidente da Aero Vodochody.
Os dois primeiros L-39 devem chegar à República Tcheca no final deste mês de janeiro, com a conclusão da revisão prevista para 2024, quando as aeronaves serão entregues à BVVS. Foi informado que os L-39 atualizados poderão seguir operando por pelo menos sete anos e meio, ou ou 1.500 horas de voo.
Atualmente a Força Aérea da Búlgara possui seis L-39ZA, todos designados no Esquadrão de Treinamento L-39 (UAGr – Utčebna Avio Eskadrilla L-39), estacionado na Base Aérea 12, Dolna Mitropolia.
A Aero Vodochoy já produziu cerca de 2.900 aeronaves de treinamento e ataque leve L-39 Albatros, centenas das quais ainda estão voando ao redor do mundo. Nos últimos anos, a empresa te recebeu pedidos de manutenção, reparo e atualização para aeronaves L-39C e L-39ZA de quatro clientes estrangeiros na África e na Ásia Central. Espera-se que as aeronaves L39 Albatros sejam substituídas no futuro pela nova versão L-39NG, que está despertando grande interesse de usuários em todo o mundo devido à sua certificação bem-sucedida.
@FFO