Protector RG Mk1 entrará em serviço na RAF em 2024. O Protector está programado para entrar em serviço em 2024 na RAF, inaugurando uma nova era em termos de operação de RPAS (Remotely Piloted Air Systems) no Reino Unido.
A GA-ASI está profundamente comprometida com o Reino Unido, as Forças Armadas Britânicas e todas as indústrias que as apoiam. Por mais de uma década, o Reaper (MQ-9A) da RAF tem apoiado operações em todo o mundo. Agora, a RAF será a primeira força a operar o que há de mais moderno em RPAS multidomínio: o Protector RG Mk1, versão britânica do MQ-9B.
A General Atomics-Aeronautical Systems (GA-ASI) entregou a primeira aeronave Protector RG Mk1 ao Ministério da Defesa do Reino Unido (UK MoD) em setembro de 2022, que entrou em fase de aceitação. As primeiras aeronaves devem chegar ao Reino Unido este ano com o IOC previsto para 2024.
A Royal Air Force (RAF) irá operar os Protectors RG Mk1 junto ao No. 31 Squadron — ‘Goldstars’ e ao No. 13 Squadron — ‘The Stabbed Cats’, unidades sediadas na RAF Waddington. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) assinou um contrato com a GA-ASI para aquisição de 16 Protetores RG Mk1 (MQ-9B). Em 2020, os três primeiros foram encomendados na chamada primeira fase da aquisição. Em julho de 2021, o MoD assinou e confirmou mais 13 Protectors fechando o lote de 16 unidades para a RAF.
O programa Protector é apoiado pelos melhores do setor aeroespacial e de defesa britânicos.
Baseado no revolucionário MQ-9B SkyGuardian, oProtector RG Mk1 é a próxima geração de RPAS, fornecendo Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR). O Protector foi projetado para voar via SATCOM por até 40 horas em todos os tipos de clima e se integrar com segurança ao espaço aéreo civil, permitindo que forças conjuntas e autoridades civis forneçam consciência situacional em tempo real em qualquer lugar do mundo – dia ou noite.
A aeronave é equipada com o revolucionário Lynx Multi-mode Radar, um avançado sensor eletro-óptico/infravermelho e decolagem e pouso automáticos, e possui uma envergadura maior do que seus antecessores, com 79 pés (24m). No entanto, o Protector vai além de coletar inteligência em tempo real.
Protector pode ser configurado para conduzir uma variedade de operações ISTAR, incluindo, mas não limitado a:
O Protector foi projetado desde o início não apenas para atender aos padrões da OTAN e do Reino Unido (STANAG 4671 e DEFSTAN 00-970), mas também para cumprir os requisitos de espaço aéreo civil nos EUA e em todo o mundo. Quando equipado com o primeiro sistema de detecção e prevenção da GA-ASI, o Protector se integrará perfeitamente ao tráfego aéreo normal, assim como outras aeronaves comerciais.
A estação de voo remota do Protector oferece aos operadores uma imagem de tráfego aéreo semelhante, se não melhor, do que a cabine de uma aeronave com tripulação humana. Por muitos anos, a GA-ASI e a indústria do Reino Unido têm trabalhado em estreita colaboração com a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido para aprovar o Protector para voos no espaço aéreo civil.
Fonte: GA-ASI.
@CAS