Lockheed Martin: contrato para os lotes 15 e 16 do F-35. O contrato cobre a produção de aeronaves nos Lotes 15 e 16, bem como já deixa a opção adicional para o Lote 17 de produção. O contrato foi concedido pelo F-35 Joint Program Office do Pentágono e está avaliado em aproximadamente US$ 30 bilhões.
Lockheed Martin recebeu um contrato para fabricar e entregar até 398 caças F-35 para fabricar para as forças militares americanas e nações aliadas, os lotes de produção 15 e 16 do caça stealth F-35, nas versões A, B e C. Serão 145 unidades no lote 15 e outras 127 no lote 16. Além disso, a última adjudicação inclui uma opção contratual adicional para o Lote 17, compreendendo até 126 aeronaves, incluindo F-35 para clientes advindos de vendas militares estrangeiras (FMS) para a Finlândia, Polônia e Bélgica.
A empresa informou que as aeronaves produzidas nos lotes 15, 16 e 17 serão o primeiro a contar com hardware modernizado, denominado Technical Refresh-3 (TR-3), a saírem da linha de montagem em Fort Worth, Texas. O TR-3 será usado para apoiar aeronaves F-35 com recursos do Bloco 4. Ele inclui um processador de núcleo integrado, oferecendo poder de computação aprimorado, unidade de memória e uma tela panorâmica do cockpit.
O oficial executivo do programa F-35 Joint Program Office, Tenente-General da USAF, Mike Schmidt, disse: “O F-35 oferece capacidade insuperável para nossos combatentes e comandantes operacionais. Este contrato estabelece o equilíbrio certo entre o que é melhor para os contribuintes dos EUA, serviços militares, aliados e nossos clientes FMS. O F-35 é o principal sistema de armas multimissão de quinta geração do mundo, e as capacidades modernizadas do Bloco 4 que essas novas aeronaves trarão fortalecem não apenas a capacidade, mas a interoperabilidade com nossos aliados e parceiros em terra, mar, ar e domínios cibernéticos”.
Em 2022, a Lockheed Martin entregou cerca de 141 aeronaves F-35 das 148 aeronaves programadas para entrega. A empresa disse que as entregas foram atrasadas devido à pausa temporária existente nas operações de voo do F-35.
@CAS