Kratos: contrato com a US Navy para dois XQ-58A Valkyrie. A Kratos Unmanned Aerial Systems Inc sediada em Sacramento, Califórnia, recebeu um contrato de custo fixo de US$ 15.515,343 para entregar dois sistemas aéreos não tripulados (UAS) XQ-58A Vlakyrie totalmente equipado com cargas úteis (sensores e armas) para a US Navy.
O contrato inclui também serviços técnicos de engenharia não recorrente, integração de sistema/subsistema, instalação, teste, operações terrestres e de voo, logística e manutenção para o UAS, bem como apoio as operações de voo. O trabalho será realizado em Sacramento, Califórnia, e deverá ser concluído em setembro de 2023. A Divisão de Aeronaves de Guerra Aérea Naval dos Estados Unidos, em Patuxent River, Maryland é a principal contratada.
O Kratos XQ-58A Valkyrie é um veículo aéreo de combate não tripulado experimental (UCAV — Unmanned Combat Air Vehicle) furtivo, projetado e construído pela Kratos Defense & Security Solutions para o programa Low Cost Attritable Strike Demonstrator (LCASD) da USAF, sob a rege do Laboratório de Pesquisa da USAF de Low-Cost Attritable Aircraft Technology (LCAAT). O objetivo do LCAAT é quebrar a trajetória de custo crescente de aeronaves taticamente relevantes. Essa parceria incluiu o projeto e a produção da aeronave pela Kratos, enquanto o Air Force Research Laboratory (AFRL) Aerospace Systems Directorate fornece a integração crítica da entrada da turbina, testes estruturais e avaliação dos subsistemas elétricos e de controle do XQ-58. Designado originalmente como XQ-222, o Valkyrie completou com sucesso seu primeiro voo em 5 de março de 2019 em Yuma Proving Ground, Arizona. O XQ-58 foi projetado para atuar como um “ala leal” (loyal wingman).
O papel do LCAAT é escoltar o F-22A ou F-35A/B/C durante as missões de combate e conseguir implantar armas ou sistemas de vigilância. Possui tecnologia furtiva com uma fuselagem trapezoidal com borda chanfrada, cauda em V e uma entrada de ar em forma de S. O XQ-58A pode ser implantado como parte de um enxame de drones, com ou sem controle direto do piloto. Embora o XQ-58 seja capaz de decolagens e pousos convencionais, ele também pode ser lançado a partir de “módulos de lançamento” de navios de apoio, contêineres e caminhões semi-reboque. Kratos poderia produzir hoje entre 250 – 500 Valkyrie por ano.
@CAS