Hill Aerospace Museum recebe um F-22A Raptor. O presente de NAtal chegou mais cedo para o Hill Aerospace Museum, sediado na Hill Air Force Base (AFB), em Utah. No dia 9 de dezembro de 2022, o museu recebeu um Lockheed Martin F-22A Raptor, embrulhado para presente, bordo de uma aeronave de transporte C-5M.
O F-22A foi anteriormente designado para a 325th Fighter Wing (325th FW) da Tyndall AFB, na Flórida. Ele está programado para ser adicionado à coleção de aeronaves em exibição no museu em 2023. O F-22A em questão é o USAF 91-4002 “Old Reliable”, que voou pela primeira vez em 29 de junho de 1998. O jato foi usado para testes de voo e desde 2006 tem sido usado para treinamento de instrução em solo. Foi aposentado no início de 2022.
Aaron Clark, diretor do Hill Aerospace Museum, disse que o F-22 está na lista de desejos do museu há muito tempo e, quando souberam que este estava disponível, fizeram um pedido. A Hill AFB abriga o depósito e o escritório do programa F-22. Clark disse que adicionar esta aeronave permitirá que o museu exponha e eduque o público sobre a missão crítica da USAF. “Isso nos ajudará a contar a história local e mais ampla desses aviões de combate com algo real, algo que a maioria das pessoas nunca teria a oportunidade de ver pessoalmente”, disse Clark.
“O processo de planejamento do transporte do Raptor da Flórida para Hill começou há um ano e meio, quando eles deliberaram todos os aspectos do transporte para garantir um caminho tranquilo. Assim como acontece com muitos movimentos de aeronaves, há uma infinidade de peças móveis que exigem grande confiança nas habilidades e habilidades dos membros da equipe para realizar cada tarefa”, disse Brandon Hedges, chefe de restauração do museu.
Hedges disse que a coordenação envolveu várias entidades, incluindo de Hill: o F-22 System Program Office, o 309th Expeditionary Depot Maintenance Flight e o 75th Logistics Readiness Squadron e de Tyndall: 325th Maintenance Squadron e 325th Logistics Readiness Squadron. O C-5M e sua tripulação aérea são designados para a 512th Airlift Wings da Base Aérea de Dover, Delaware. “Cada uma dessas entidades desempenhou um papel vital na realização de um transporte dessa natureza e proporcionou uma grande oportunidade de treinamento para cada entidade”, disse Hedges.
A restauração da aeronave ocorrerá nos próximos meses. Clark disse que a restauração também se tornará uma oportunidade única de aprendizado para aqueles que estão treinando para entrar na área de manutenção de aeronaves. O F-22 será exibido na nova expansão da galeria de 80.000 pés quadrados do museu, que deve ser concluída no outono de 2023.
@CAS