Mais nove PC-21 para a Força Aérea Francesa. Em 2017, o Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) comprou 17 PC-21 para treinar com sucesso seus futuros pilotos militares. Este ano, o AAE encomendou mais nove PC-21, visando reforçar seu programa de treinamento, além de elevar para 26 o número destas aeronaves em sua frota.
O AAE encomendou mais nove PC-21, provando com este contrato adicional a eficiência do sistema de treinamento Pilatus. Os PC-21 serão implantados. Em 2019, a Força Aérea Francesa recebeu os primeiros dezessete Pilatus PC-21 e alguns simuladores, como parte de um contrato assinado em 2016 com a F-Air 21 (então, FOMEDEC). Matriculados entre 01/709FC e 17/709FS, eles foram destinados para a École de Pilotage de l’Armée de l’Air 315 (EAC 00.315) “Général Jarry”, baseada em Cognac-Châteaubernard (BA709). Os novos PC-21 serão matriculados de 18/709FT a 24/709FZ e 25/709GA a 26/709GB.
A autoridade de compras francesa, a Direction générale de l’armement (DGA), assinou o acordo com a F-AIR 21 (Cognac Formation Aero SAS France), com a Pilatus atuando como subcontratada exclusiva para o fornecimento dos nove PC -21s e outros sistemas de treinamento terrestre e peças sobressalentes. O pedido garantirá empregos na Suíça, onde os PC-21 são produzidos. Os PC-21 estarão estacionados na base aérea de Cognac-Châteaubernard a partir de 2023. Além da Suíça e da Espanha, a França é o terceiro país europeu a adotar o PC-21, o sistema de treinamento mais avançado do mundo. Mais de 230 PC-21 estão agora em serviço com nove forças aéreas em todo o mundo.
@CAS