Rússia prestes à receber um novo bombardeiro Tu-160M. A Força Aaerospacial Russa (RF VKS) se prepara para receber o primeiro bombardeiro estratégico Tupolev Tu-160M construído nas instalações da Kazan Aviation Plant. A informação foi divulgada na semana passada por Yury Slyusar, CEO da United Aircraft Corporation (UAC).
“Trata-se de uma versão altamente aprimorada do bombardeiro Tu-160, equipado com novos recursos e funções. Estamos trabalhando em duas frentes: atualizando a frota existente e, paralelamente, produzindo novas aeronaves na unidade de Kazan, o qual estamos entregando a primeira unidade de produção Tu-160M até o final deste ano de 2022”, disse Slyusar em entrevista à rede de televisão Rossiya-1 em 23 de dezembro.
Conforme noticiamos, o primeiro Tu-160M “Blackjack” (código OTAN) construído em Kazan, realizou seu primeiro voo de testes em janeiro deste ano. De acordo com um comunicado da empresa na época, o voo de 30 minutos, atingiu uma altitude de 2.000 pés e serviu apenas para validar a estabilidade e controlabilidade básicas da aeronave.
Em 2015 o governo russo deu luz verde para a retomada da produção do Tu-160 e o início de um grande programa de modernização da sua frota de bombardeiros estratégicos de longo alcance. A retomada da produção do Tu-160, um projeto soviético cuja produção havia sido encerrada há quase três décadas, faz parte desse programa.
Entre as principais atualizações e modificações do programa Tu-160M incluem a extensão da vida útil das aeronaves em operação, instalação de novos motores NK-32-02, modernização e atualização de 80% de aviônicos e sistemas de guerra.
Originalmente, o Tu-160 “Blackjack” entrou em serviço em 1987, mas com o desmantelamento da União Soviética em 1990, todas as 19 aeronaves construídas ficaram sob o controle do novo governo da Ucrânia. Em 1999, Moscou negociou com Kiev a compra dessas aeronaves, recuperando oito descartando as restantes.
Entre 1990 e 1995 foram recebidas as seis últimas unidades produzidas, e em 2018 foram terminadas três aeronaves que estavam parcialmente montadas há décadas, totalizando 17 unidades na frota da RF VKS. A conclusão destas últimas aeronaves foi a “escola” para os engenheiros russos adequarem os processos para a retomada da produção do Tu-160M.
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