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Sul-coreanos apresentaram o FA-50 e o KT-1 à Força Aérea Uruguaia

24 de janeiro de 2023
A KAI apresentou o FA-50 e o KT-1 à Força Aérea Uruguaia (Fotos: KAI/ROKAF).
Sul-coreanos apresentaram o FA-50 e o KT-1 à Força Aérea Uruguaia (Fotos: KAI/ROKAF).

Sul-coreanos apresentaram o FA-50 e o KT-1 à Força Aérea Uruguaia. Representantes da Korean Aerospace Industries (KAI) apresentaram à Oficiais da Força Aérea Uruguaia (FAU) e autoridades do Ministério da Defesa do Uruguai as capacidades e características das aeronaves de caça FA-50 Golden Eagle e de treinamento KT-1 Woogbi.

O caça supersônico KAI FA-50 Golden Eagle é capaz de transportar bombas inteligentes, mísseis Sidewinder, Maverick e pods de guerra eletrônica, além dos seus três canhões General Dynamics A-50 de 20 mm, esta aeronave supersônica. Suas semelhanças com o norte-americano F-16 o fez ser cogitado anteriormente pela Argentina e outros países da América do Sul.

KAI KT-1 Woongbi na Força Aérea Sul Coreana (Foto: ROKAF).
KAI KT-1 Woongbi na Força Aérea Sul Coreana (Foto: ROKAF).

Conforme o especialista em assuntos militares do país, Javier Bonilla, “adquirir e operar um vetor como esse, seria um árduo desafio para a FAU, que nas últimas duas décadas sofre com o desmantelamento tecnológico. Suas capacidades logísticas diminuíram significativamente, assim como a disponibilidade de pessoal ativo e qualificado, cada vez mais escassa devido às constantes perdas de profissionais para o mercado privado, desencorajados por salários modestos e pela crescente falta de material de voo.”

O KAI KT-1Woongbi é um monomotor turboélice de treinamento avançado e ataque leve, bem mais próximo da limitada realidade uruguaia. Projetado por um dos engenheiros do programa Tucano e Super Tucano da Embraer, e montado sob licença no Peru, esta aeronave foi oferecida em 2014 para a FAU, “em condições bastante vantajosas na época”, afirmou Bonilla.

“Poderia eventualmente ser uma aeronave para treinamento avançado de pilotos formados na Escola Militar de Aeronáutica no Esquadrão Avançado de Voo, bem como também realizar missões de ataque leve”, afirmou o especialista.

De alguma forma, como no caso do país transandino, em relação a esse modelo, é provável que a KAI ofereça algum tipo de transferência de tecnologia de alguma etapa local de montagem ou fabricação de componentes, como inclusive oferecia alguns anos atrás ao Paraguai.

A Coreia do Sul há uma década também tenta estabelecer um Acordo de Livre Comércio com o Uruguai e o Mercosul, pelo qual todos os países do Cone Sul estariam propensos e interessados ​​de forma muito mais aberta e menos conflituosa do que com a China, por exemplo.

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