KAI recebe contrato de produção do LAH para o Exército sul-coreano. O governo sul-coreano e a empresa Korea Aerospace Industries (KAI) assinaram um contrato no valor de US$ 236 milhões (KRW 302 bilhões) para a produção de um lote de 10 helicópteros leves de combate denominados LAH (Light Armed Helicopter) para o Exército da República da Coreia (RoKA).
O anúncio foi divulgado no dia 23/12 pela fabricante sul-coreana, que fará as primeiras entregas a partir de dezembro de 2024.“O acordo também exige que a KAI forneça suporte integrado aos helicópteros, incluindo treinamento para operadores e manutenção”, disse a empresa em comunicado.
O LAH e sua variante LCH (Helicóptero Leve Civil) são baseados na plataforma do Airbus Helicopters H155 de o 4.5 toneladas. O LAH substituirá os antigos Bell AH-1S Cobra e os MD Helicopters MD500 Defender do Exército Sul-Coreano.
De acordo com o fabricante, os LAH são equipados com piloto automático, cockpit digital, mapa multifuncional inteligente, sistema de designação e aquisição de alvos de alto desempenho, displays montados no capacete, sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR), além de modernos sistemas de defesa, o que fornece maior capacidade de sobrevivência para seus tripulantes. O LAH poderá ser armado com um canhão de 20 mm sob o nariz e pods com foguetes de 70 mm e mísseis guiados ar-terra.
Os helicópteros irão atuar principalmente em missões de escolta armada e ataque à tanque e veículos de combate.
@FFO