Dois F-35B da Itália retornam dos EUA a bordo do porta-aviões Cavour. Os dois primeiros caças F-35B Lightning II STOVL (Short Take Off Vertical Landing) da Marina Militare Italiana (MM) estão regressando dos Estados Unidos à bordo do Porta-Aviões Cavour (550), onde pousaram no último dia 16/12. Eles estavam envolvidos no programa de treinamento conjunto assinado entre o Ministério de Defensa italiano e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).
As aeronaves, matrículas MM7451/4-01 e MM7452/4-02, partiram da Estação Aérea dos USMC (MCAS) em Beaufort, na Carolina do Sul, no dia 29/11, após a cerimônia de encerramento do programa PIA (Pooling Implementing Arrangement). O acordo incluía a transferência dos primeiros F-35B italianos para Beaufort, onde o Marine Fighter Attack Training Squadron 501 (VMFAT 501) dos USMC formaria o primeiro grupo de pilotos e técnicos da Marinha Militare nos F-35B Lightning II.
O translado entre a MCAS Beaufort e o Porta-Aviões Cavour, que incluiu uma escala técnica na Base Aérea dos EUA em Lajes, nos Açores (Portugal), foi possível graças à estreita cooperação conjunta entre a Marinha e a Aeronáutica Militare Italiana (AMI). Durante o trecho transatlântico da rota, os dois F-35B receberam o suporte de um avião-tanque KC-767A da 14° Stormo (Ala) da AMI que efetuou cerca de 20 reabastecimentos em voo, além do apoio SAR de um C-130J da 46ª Brigata Aerea de Pisa e de um P-72A do 41° Stormo de Sigonella.
Antes de pousarem no convés do Cavour, os dois F-35B foram escoltados pelos AV-8B+ Harrier II, em uma cena emblemática mostrando a transição iniciada entre os antigos jatos navais e os modernos caças de 5ª geração que estão chegando para compor a frota da Aviação Naval da Marinha Italiana.
Em comunicado, a MM informou que o retorno dessas duas aeronaves dos EUA, e o recebimento iminente da quarta unidade, aproxima a Aviação Naval Italiana de alcançar a Capacidade Operacional Inicial (IOC) com os novos jatos F-35B. A terceira aeronave (MM7454/4-03) já está na Base Aérea de Grottaglie, sul da Itália.
Fonte: Marinha Italiana
@FFO