Marinha recebeu o terceiro helicóptero de combate AH-15B. O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) recebeu em 16 de dezembro a terceiro helicóptero AH-15B. A nova aeronave, matrícula N-4103, realizou um período de voos de testes e verificação de conformidade documental antes de seguir para o Esquadrão.
O recebimento da aeronave é fruto do projeto HX-BR, criado para dotar a indústria aeroespacial brasileira da tecnologia necessária ao desenvolvimento e à produção de helicópteros, que prevê a entrega de quatro aeronaves desta versão, exclusiva para a Marinha do Brasil, sendo a última com previsão de entrega para 2024.
Desta forma, o EsqdHU-2 ampliará suas capacidades na Guerra Anti-Superfície (AsuW), reforçando e o poder operativo da Marinha do Brasil em esclarecer, identificar e atacar esses tipos de alvos.
Considerada a versão naval mais complexa do H225M, ele foi desenvolvido pela equipe de engenharia da Helibras especialmente para a Marinha do Brasil. Armado com mísseis MBDA Exocet AM39 B2M2, o AH-15B tem entre os equipamentos embarcados sistemas de contra-medidas EWS IDAS-3, radar tático APS143 e equipamento FLIR Star Safire III, todos integrados ao sistema de missão N-TDMS (Naval Tactical Data Management System), responsável por fazer o comando e controle de todos os sistemas embarcados, incluindo os mísseis (Fonte: Marinha do Brasil).
Os AH-15B substituem os antigos helicópteros de combate anti-navio SH-3A Sea King, desativados em 2012. Foram encomendadas cinco unidades, sendo que o primeiro (N-4101) e o segundo (N-4102) recebido no início deste ano.
@FFO