Armas norte-coreanas na Guerra da Ucrânia? O Grupo Wagner, o grupo mercenário paramilitar russo subordinado a Vladimir Putin, teria comprado armas da Coreia do Norte. A afirmação é da inteligência americana. Se os EUA, o Grupo Wagner recebeu um carregamento de armas da Coreia do Norte para ajudar a reforçar as forças de Moscou na Ucrânia.
A avaliação dos EUA, relatada por uma fonte da Reuters e depois confirmada pelo porta-voz do conselho de segurança nacional, John Kirby, sugere o papel crescente do Grupo Wagner na guerra da Rússia na Ucrânia. O funcionário, falando sob condição de anonimato, disse à Reuters:
“Podemos confirmar que a Coreia do Norte completou uma entrega inicial de armas para Wagner, que pagou pelo equipamento. No mês passado, a Coreia do Norte entregou foguetes e mísseis de infantaria à Rússia para uso dos mercenários da Wagner”.
A quantidade de material entregue pela Coreia do Norte não mudará a dinâmica do campo de batalha na Ucrânia, disse a fonte. Mas os EUA estão “preocupados com o fato de a Coreia do Norte estar planejando entregar mais equipamento militar ao Grupo Wagner”, acrescentaram.
Autoridades dos EUA acreditam que a entrega de armas norte-coreanas é uma violação direta das resoluções do conselho de segurança da ONU e planejam levantar a questão com o conselho de segurança. Por outro lado fontes russas afiram que um apoio norte-coreano seria em última instância o mesmo que vários aliados OTAN tem feito para com a Ucrânia.
Fonte: Reuters.
@CAS