Força Aérea Argentina usa Pucará em campanha de tiro aéreo. A Força Aérea Argentina (FAA) teria utilizado um bimotor IA-58 Pucará durante a recente campanha de tiro aéreo durante o Curso de Padronização de Procedimentos para Pilotos de Combate 2022 (CEPAC). A operação aconteceu entre os dias 19 e 23 de dezembro, na Base Aérea de Mar del Plata.
Trata-se do regresso às operações do Pucará, que foi oficialmente retirado de serviço em 2019. Uma imagem publicada nas rede sociais da FAA mostram o IA-58, matrícula A-534, ilustrando a nota sobre o CEPAC 2022, entretanto não há menção confirmando se realmente esta aeronave foi usada na operação.
De acordo com informações não oficiais, o IA-58 Pucará foi utilizado na função de reboque de alvo aéreo (“manga de tiros”), ou como os argentinos chamam “manguero”, para a prática de tiro dos pilotos de IA-63 Pampa.
Em uma recente entrevista ao portal Zona Militar, o General de Brigada Isaac, Comandante da Força Aérea Argentina, mencionou a possibilidade de retorno ao serviço do IA-58 Pucará, em sua missão original de ataque ao solo.
O Oficial General também confirmou a continuidade do desenvolvimento da variante de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), através do Projeto Fénix, que atualmente se encontra na etapa de reconfiguração de motores, com a troca dos antigos Turbomeca Astazou por modernos Pratt & Whitney PT-6A.
Além disso, seguem os trabalhos de adaptação dos equipamentos para missões ISR, com o pod de radar desenvolvido pela INVAP e o módulo da empresa Fixview, que já foram avaliados através do Modelo de Avaliação Tecnológica (MET), instalado no protótipo do Pucará Fénix (A-582).
@FFO