USAF aposentou os últimos C-145A Combat Coyote. A 919ª Ala de Operações Especiais (919th Special Operations Wing) da Reserva da USAF (AFRES) desativou seus últimos bimotores C-145A Combat Coyote ainda em serviço. No último dia 15 de dezembro, as quatro aeronaves realizaram um voo em formatura, marcando o encerramento das duas operações na USAF.
Operadas pelo 711º Esquadrão de Operações Especiais (711th Special Operations Squadron), as quatro aeronaves decolaram da pista da Base Aérea de Duke Field, na Flórida, para um voo de despedida. Três C-145A pousaram e decolaram pela última vez na pista de terra em Eglin Range, Flórida, para marcar o encerramento das suas operações no local.
O Combat Coyote chegou na 919th SOW em 2012, sendo absorvidas pelo 711st SOS com uma aeronaves de treinamento de tripulantes e militares da USAF e de forças aliadas. Instrutores do 5º Destacamento de Operações Especiais do Esquadrão 1 (5th Special Operations Squadron Detachment 1) de Duke Field utilizavam os C-145A para formar pilotos da USAF em tripulantes do Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC).
Embora não tenha sido usado para implantações no exterior nos últimos anos, o Combat Coyote forneceu uma vantagem de mobilidade tática para missões de downrange quando foram inicialmente adquiridos pelo AFSOC. Eles podiam fazer pousos e decolagens curtos, condições ideais para aeródromos não preparados ou transportar cargas para bases operacionais avançadas.
O 919th SOW foi a última Unidade da USAF a operar os C-145A. A Unidade tem um precedente histórico de adaptação às necessidades da USAF, sendo reponsável pela aposentadoria de outras aeronaves como o AC-130H Spectre e o MC-130E Combat Talon I. Agora a “919” se preparada para uma nova transformação afim de atender às futuras necessidades futuras do AFSOC.
“A única coisa constante na USAF é a mudança. As pessoas que pilotaram o C-145 gostaram. Foi uma boa aeronave para se ter por um tempo, mas estou ansioso pelo próximo”, disse o Chief Master Sgt. Bobby Barton, ex-comandante do 919th Special Operations Group.
Produzida pela polonesa Polskie Zaklady Lotnicze (PZL) Mielec, o PZL M28 Skytruck (versão licenciada do Antonov An-28) é uma aeronave leve para transporte de cargas e tropas. Na USAF ele recebeu a designação C-145A, e foi usado principalmente para apoio nas missões de Defesa Interna Estrangeira da Aviação (AvFID), do Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC). Eles foram implantados para apoiar comandos de operações especiais no Afeganistão e na África oriental.
Conforme noticiamos no ano passado, alguns Combat Coyote foram transferidos para nações aliadas, como o Quênia, por exemplo. A USAF chegou a ter 16 C-145A operacionais, sendo que 11 foram desativados em 2015 e cinco restantes permaneceram em serviço em Duke Field.
@FFO