Canadá encomenda primeiro lote de F-35A Lightning II. No final de março de 2022, o governo canadense anunciou que o Lockheed-Martin F-35A Lightning II foi o escolhido como o substituto da frota de Boeing CF-188 Hornets da Royal Canadian Air Force (RCAF) tornando-se o vencedor do Future Fighter Capability Project — FFCP.
As negociações com a Lockheed-Martin para um contrato para 88 F-35A Lightning II começaram logo depois do anúncio. Nestas negociações ficou claro que a Royal Canadian Air Force (RCAF) está buscando a entrega antecipada de um esquadrão, antes do cronograma de entrega e isto teria se tornado um ponto importante para o fechamento do contrato.
As tratativas avançaram bem e o negócio foi fechado em dezembro, faltando apenas alguns detalhes. O anúncio oficial será feito em janeiro de 2023, mas fontes em Ottawa afirmam que os primeiros passos foram dados para encomendar um 1º lote de 16 aeronaves. O número total de 88 aeronaves será encomendado em vários lotes, permitindo a entrega gradual no período 2026 – 2032.
Em paralelo, a imprensa canadense informou que o Canadá não enviará CF-188 Hornets para a Romênia no próximo ano para patrulhar o espaço aéreo da OTAN para incursões russas. Esta será a primeira vez que os caças canadenses estarão ausentes dos céus da Europa desde 2017. Essa decisão foi parcialmente atribuída à necessidade de atualizar os CF-188 para garantir que eles possam continuar defendendo o país até que possam ser substituídos pelo F-35A. Para diminuir a carga sobre a frota Hornet, a RCAF adquiriu 18 F/A-18A/B operacionais da Austrália (Royal Australian Air Force — RAAF), que estão sendo incluídos na força, após as modificações para os padrões da RCAF.
@CAS