Elbit: UAS Watchkeeper X para a Romênia. A Elbit Systems Ltd. anunciou hoje — 21/12, que recebeu um contrato avaliado em no máximo US$ 410 milhões (aproximadamente L$1,89 bilhão [de Leus]) para fornecer até sete aeronaves táticas não tripuladas Watchkeeper X para o Ministério da Defesa Nacional da Romênia. O contrato valerá por cinco anos.
O Watchkeeper X UAS (Unmanned Aircraft Systems) é a variante de exportação do Thales Watchkeeper WK450 feita para o Exército Britânico, fabricado pela UAV Tactical Systems Limited (U-TacS), subsidiária da Elbit Systems no Reino Unido. Ambos — WK450 e Watchkeeper X são derivados da consagrada família Hermes de UAS, que inclusive voam na Força Aérea Brasileira (Hermes 450 e 900). A compatibilidade do Watchkeeper X com os padrões da OTAN permite a interoperabilidade essencial com a OTAN e outras forças aliadas.
O Watchkeeper X (WK X) é um sistema não tripuladas tático e de alto desempenho desenvolvido para missões militares e de segurança interna. Foi lançado na exposição de defesa DSEI 2015 realizada em Londres, Reino Unido, em setembro de 2015. É destinado a cumprir missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR — Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) com capacidade de emprego, isto é, de atacar alvos, fazendo dele um UCAV – Unmanned Combat Air Vehicle.
“Este contrato demonstra a demanda sustentada pelos UAS da Elbit Systems. Esperamos fortalecer ainda mais o relacionamento da Elbit Systems com o governo romeno. Como parte da execução do contrato, a Elbit Systems planeja estabelecer infra-estrutura e cooperação industrial com U-TacS, Aerostar e subsidiárias da Elbit Systems na Romênia para produzir o UAS na Romênia. Também agradecemos o apoio contínuo e a colaboração com os governos de Israel e do Reino Unido e nossos parceiros de negócios no programa Watchkeeper“ — Bezalel (Butzi) Machlis, Presidente e CEO da Elbit Systems.
Fonte: Elbit.
@CAS