Rússia: entrega de S-300 da Grécia para a Ucrânia é uma ação hostil. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Sra. Maria Zakharova, disse que os planos da Grécia de fornecer à Ucrânia sistemas russos de defesa aérea MZiK S-300 do Exército da Grécia são “provocativos” e “hostis”. Zakharova fez uma declaração por escrito sobre as alegações da mídia grega de que “a Grécia está pronta para entregar os sistemas russos de defesa aérea S-300 à Ucrânia”.
Dizendo que o governo grego fez declarações semelhantes recentemente, Zakharova disse: “Consideramos hostis os planos provocativos do governo grego de enviar o S-300 e outros sistemas de defesa aérea russos e soviéticos ao regime de Kiev. Estamos alertando a administração grega. A Grécia será cúmplice da Ucrânia ao enviar armas para zonas de conflito e violar os acordos que fez com a Rússia no campo de equipamentos militares em 1995 e 2013”.
A Sra. Maria Zakharova também disse que esses acordos “proíbem a Grécia de transferir equipamentos militares que compramos para um terceiro país sem o consentimento da Rússia”. A violação das obrigações decorrentes do acordo terá consequências inevitáveis, enfraquecendo a capacidade defensiva da Grécia.
“Isso mostra que o lado grego é indiferente às restrições internacionais ao comércio de armas. Todo o equipamento militar enviado a Kiev será imediatamente rastreado e destruído pelas forças russas. Planos perigosos podem ser abandonados antes que seja tarde demais. Advertimos a administração grega de que ela deve assumir a responsabilidade”, disse também a Sra. Zakharova.
Os relatórios da mídia grega sugerem que “a Grécia enviará sistemas de defesa aérea S-300 comprados pela Rússia para a Ucrânia se os EUA implantarem o sistema de mísseis antiaéreos Patriot da ilha de Creta no início de 2023”.
@CAS