Rússia treina pilotos de Belarus para uso de ogivas nucleares táticas. Em sua primeira visita à Belarus desde 2019, o presidente russo, Vladimir Putin, envolveu mais que discussões de assuntos econômicos e comerciais, com seu homólogo belarusso, Alexander Lukashenko. Foram acertadas questões estratégicas para treinamento dos pilotos da Força Aérea de Belarus no uso de ogivas nucleares táticas.
A informação foi dada pela BelTa, a agência oficial de informações da Belarus. Lukashenko também agradeceu a Putin por fornecer mísseis balísticos de curto alcance Iskander com capacidade nuclear e um complexo de defesa aérea S-400 para Belarus. Segundo a BelTa, Lukashenko afirmou que o treinamento dos pilotos já está em andamento.
A decisão da Rússia de treinar pilotos bielorrussos em aviões com ogivas nucleares táticas segue os comentários de Putin em junho sobre a atualização dos Su-25 Frogfoots do 116 Shturmavaya Aviytshyjnaya Baza (116 ShaB) da Força Aérea de Belarus para transportar armas nucleares. AS aeronaves são sediadas na Base Aérea de Lida.
Lukashenko deu as boas-vindas aos sistemas Iskander e S-400 fornecidos por Putin. “Agradeço a você, Vladimir Vladimirovich Putin, por encontrar compreensão e apoio mútuos em todos os assuntos e por tomar as decisões necessárias. Agradeço especialmente… de mim e dos militares por manter sua promessa. Hoje comissionamos um complexo S-400 [míssil de defesa aérea] que você entregou à Belarus. E o mais importante, o complexo Iskander, que você também nos entregou após nos prometer há meio ano”.
Os dois líderes também discutiram na segunda-feira – 19/12 a formação de um “espaço defensivo comum e a provisão de segurança, incluindo a cooperação no âmbito da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO)”, informou o BelTa. Belarus presidirá a organização no próximo ano.
“Putin enfatizou que planos militares conjuntos estão sendo elaborados no âmbito da União Estatal Belearus-Russa e que a força-tarefa militar regional está operacional. Atualmente, unidades do exército bielorrusso e russo estão realizando treinamento de combate em território bielorrusso. Um sistema conjunto de defesa aérea foi criado e está operando. Segundo o presidente, as partes concordaram em continuar tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança adequada, concordaram em dar atenção prioritária ao treinamento de tropas, para melhorar sua prontidão de combate, concordaram em continuar a prática de exercícios militares conjuntos regulares e o mútuo carregamentos de armas”.
@CAS