Drones ISR da OTAN realizam missões com mais de 24H. Durante uma semana intensa, aeronaves não tripuladas (UAV) da Força de Vigilância Terrestre da OTAN (NAGSF – NATO’s Alliance Ground Surveillance Force) forneceram ao Comando Aliado, cobertura contínua ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) no flanco leste da Aliança.
Entre os dias 01 e 08 de dezembro, drones Northrop Grumman RQ-4D da NAGSF voaram missões com mais de 24 horas ininterruptas, fornecendo informações quase em tempo real e aprimorando a consciência situacional sobre a movimentação de tropas russas em território ucraniano.
Missões ISR exigem que uma equipe de pelo menos cinco operadores estejam continuamente ocupando suas estações operacionais. Os UAV RQ-4D da força multinacional de coleta ISR da OTAN foram operados por pilotos e analistas de Inteligência do Centro de Apoio à Operação da Missão (Mission Operation Support Centre), localizado na Base Operacional em Sigonella, na Itália.
“Somos a Unidade ISR de elite da OTAN, e fornecemos uma vantagem de tomada de decisão inigualável ao Comando da Aliança. Após recebermos a Capacidade Operacional Inicial, aumentamos nosso ritmo operacional além do previsto – a invasão russa da Ucrânia sendo o fator principal – com mais de 100 surtidas realizadas em pouco mais de 18 meses”, disse o Brigadeiro-General da USAF, Andrew Clark, Comandante do NAGSF.
O NAGSF chegou a segunda semana deste ano com um significativo aumento sustenta na taxa de missões. Esse ritmo acelerado exige que as Unidades superem desafios de operação e suporte, para que se mantenha o fluxo contínuo de informações fornecidas aos Comandantes Aliados.
“O NAGSF se destaca não apenas por coletar e distribuir dados ISR coletados nas suas missões RQ-4D, mas também – e mais importante – por processar e compartilhar os chamados produtos de inteligência recebidos de outras fontes. A integração destes dois processos torna o NAGSF uma unidade especializada crucial dentro da comunidade ISR da OTAN”, afirmou o General Clark.
Fonte: OTAN
@FFO