F-35: AMI conclui a 1ª seu primeiro Mission Data File (MDF). A Itália se tornou a próxima nação parceira do F-35 Partner Support Complex (PSC) a concluir seu primeiro Mission Data File (MDF) por conta própria em apoio à frota F-35 Lightning II da Aeronautica Militare Italiana — AMI (Força Aérea Italiana). O F-35 PSC, ativado em 2016, abriga sete nações parceiras que compraram F-35 dos EUA, que hoje trabalham com os americanos no desenvolvimento de MDF.
A conquista marcou um marco significativo para alcançar a capacidade operacional total da frota italiana de F-35. “Tem sido interessante trabalhar em conjunto porque cada nação aborda as coisas de maneira um pouco diferente. É interessante e divertido e pode ser um desafio às vezes. O laboratório de PSC é realmente uma instalação de teste de hardware em loop, onde temos efetivamente todo o equipamento de Guerra Eletromagnética através da aeronave é estimulada por simuladores de ameaças e por um computador mestre que cria e executa o cenário geral” — Robert Kraus, diretor do F-35 PSC.
Após a conclusão bem-sucedida do MDF, as forças italianas agora enviarão arquivos de dados para a aeronave e, posteriormente, iniciarão os testes de campo. As descobertas/resultados deste teste serão usados pela equipe para fazer melhorias adicionais nos MDF.
As aeronaves contam com MDFs para fornecer aos pilotos a consciência de quais ameaças potenciais podem estar em uma área e como combatê-las, como radares e mísseis terra-ar (SAMs). As informações vêm do que os sensores da aeronave captam durante os voos sendo conduzidas pelos dados da missão. Ao pousar, os pilotos revisam suas fitas e dão feedback sobre o desempenho do MDF aos desenvolvedores de dados da missão para melhorar o desempenho futuro. Uma vez que a aeronave pousa, o piloto analisa as informações registradas e, consequentemente, dá feedback sobre o desempenho do MDF, sendo então entregue aos desenvolvedores de dados da missão envolvidos para aprimorar o desempenho e as operações futuras.
Ativado em 2016, o F-35 PSC está locado na 53rd Wing da Base Aérea de Eglin, Flórida.
@CAS