UH-1J japoneses para o Exército Filipino. A Força Terrestre de Autodefesa do Japão (Japan Ground Self-Defense Force — JGSDF) disse que irá transferir vários helicópteros utilitários Fuji-Bell UH-1J fabricado sob licença no Japão, para reforçar as capacidades de resposta a desastres do Regimento de Aviação do Exército das Filipinas (Army Aviation Regiment of the Philippine Army — AAR-PA).
Em um comunicado na segunda-feira 19/12, o porta-voz do Exército da Filipinas, Coronel Xerxes Trinidad, disse que a transferência será feita por meio de um subsídio do governo. Não foi informado quantos serão doados. A doação de aeronaves UH-1J está prevista para ser recebida em dois a três anos. Os helicópteros utilitários aumentarão significativamente as capacidades do Regimento de Aviação do Exército, especialmente no campo da assistência humanitária e resposta a desastres, evacuação médica, transporte de pessoal e suprimentos e para voos de avaliação de danos em tempos de emergências e calamidades nacionais.
O Regimento de Aviação do Exército tem atualmente cerca de quatro MBB BO-105 e quatro Robson R-44 em seu inventário sediados na única base do Exército em Forte Magsaysay (RPLV). A promessa do JGSDF foi anunciada após uma reunião bilateral entre exércitos, durante o primeiro compromisso trilateral Japão-Filipinas-EUA realizda Camp Asaka, Tóquio, Japão em 11 de dezembro.
“O General comandante do exército filipino, Tenente-General Romeo S. Brawner Jr., discutiu com o chefe do Estado-Maior da JGSDF, general Yoshida Yoshihide, áreas potenciais de cooperação militar para incluir o desenvolvimento de capacidade, treinamento e exercícios, bem como assistência material de defesa”, disse Trinidad.
Ele acrescentou que Brawner expressou otimismo de que a parceria nascente traria resultados mutuamente benéficos tanto para a AAR-AP quanto para o JGSDF.
O Fuji-Bell UH-1J é uma versão japonesa aprimorada do UH-1H construída sob licença no Japão pela Fuji Heavy Industries, com o nariz Bell 212 e cuja designação “J” é referência de Japão. Forma fabricados 114 UH-1J. Entre as melhorias estavam um motor turboeixo Allison T53-L-703 de 1.343 kW (1.800 shp) — fabricado sob licença pela Kawasaki; um sistema de redução de vibração; contramedidas contra sistemas infravermelhos e um cockpit compatível com óculos de visão noturna (NVG). Ao todo 114 UH-1J foram construídos.
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