FAB realiza despedida do Tenente-Brigadeiro Lourenço. Após 46 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB), o Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço se despediu, nessa quarta-feira (14/12), do serviço ativo. A cerimônia militar, realizada na Base Aérea de Brasília (BABR), foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB); de Veteranos; de Chefes, Comandantes e Diretores de Organizações Militares da FAB; dentre outras autoridades.
O Comandante da Aeronáutica homenageou o Oficial-General, com uma recordação da Força Aérea Brasileira, destacou a trajetória do Tenente-Brigadeiro Lourenço e sua importância para a FAB. “Guardarei em minhas preciosas lembranças as tantas vezes em que o Alto-Comando teve um presente de contar com seus assertivos posicionamentos, típicos do legítimo docente. Sinta-se feliz e realizado, pois, ao olhar para trás, terá a certeza inquestionável do dever cumprido. Ao finalizar, desejo que aproveite intensamente cada minuto dessa nova etapa de sua vida, ao lado de sua esposa, nossa querida Cláudia, e de seus filhos Juninho e Pedro, com a certeza que um novo mundo se abrirá adiante. Muito obrigada a todos e felicidades para toda a família!”, declarou.
Como gesto de reconhecimento, o Cadete Aviador Gabriel Max de Assis Pereira, do Terceiro Esquadrão, entregou ao Tenente-Brigadeiro Lourenço o espadim de Cadete da Aeronáutica, marco inicial de sua carreira. O Oficial-General recebeu, ainda, a insígnia de Tenente-Brigadeiro do Ar, do Major Aviador Augusto Feldberg Martins, que foi seu Ajudante de Ordens nos últimos dois anos.
O Tenente-Brigadeiro Lourenço agradeceu a todas as homenagens recebidas e destacou a honra que foi servir à Força Aérea Brasileira. “Jamais deixem de sonhar e não se acomodem. Almejem sempre mais. Tive maravilhosas oportunidades de estar em todas as organizações por onde passei, acompanhado por profissionais e escrever as páginas da história da FAB, com honra e dedicação, que continuam vivificando a frase aristotélica de que o prazer no trabalho aperfeiçoa a obra”, concluiu.
Currículo do Tenente-Brigadeiro Lourenço
O Tenente-Brigadeiro do Ar Lourenço é natural de Carandaí (MG). Filho de Guido Lourenço e Ana Maria do Carmo Lourenço, o Oficial-General é praça de 8 de março de 1976, quando ingressou no primeiro ano da Turma Tubarão da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Foi declarado Aspirante à Oficial em 9 de dezembro de 1982.
Possui todos os cursos de carreira e ainda o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, e MBA executivo em Gestão Administrativa pela Fundação Getúlio Vargas.
Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos, tais como: Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Comandante da Escola Superior de Guerra; Comandante-Geral do Pessoal; Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica; e Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional.
Possui aproximadamente 4.000 horas de voo e foi agraciado com 10 condecorações nacionais e estrangeiras. O Tenente-Brigadeiro Lourenço foi promovido ao atual posto em 25 de novembro de 2018.
Fonte: FAB
@FFO