USAF suspende temporariamente operações dos bombardeiros B-2 Spirit. Menos de uma semana depois que um bombardeiro B-2 Spirit realizar um pouso de emergência na Base Aérea de Whiteman, no Missouri, o Comando de Ataque Global da USAF (AFGSC) ordenou uma suspensão temporária de todas operações da frota deste modelo.
A pausa ocorre para que equipes técnicas inspecionem a frota B-2 Spirit, depois que uma aeronave ficou danificada após realizar um pouso de emergência em Whitemann AFB no último dia 10 de dezembro.
O evento ocorreu devido a uma falha não divulgada, percebida durante uma missão de rotina. Após o pouso, aeronave saiu da pista e ficou danificada por um incêndio. Ninguém ficou ferido.
Como resultado da suspensão temporária, os Spirit da 509th Bomb Wing não participarão do tradicional sobrevoo da Rose Parade, no Rose Bowl, Califórnia, realizado no início de janeiro. Em seu lugar, estarão os bombardeiros B-1B Lancer da Base Aérea de Ellsworth, de Dakota do Sul.
“Nossa preocupação principal é a segurança do nosso pessoal e da nossa frota. Lamentamos profundamente ter que tomar essa decisão tão perto do evento, mas estamos comprometidos em retornar a Pasadena em 2024. Embora não estejamos participando deste sobrevoo, continuamos firmes em nosso compromisso de atender ao chamado de nossa nação”, disse o Coronel Daniel Diehl, comandante do 509th BS.
O Northrop B-2 Spirit foi o primeiro bombardeiro furtivo da USAF, tendo entrado em operação em meados dos anos 1990. Apenas 21 Spirit foram produzidos, sendo um deles perdido em acidente em 2008. Os 20 bombardeiros B-2 estão reunidos na 509th Bomb Wing e na 131st Bomb Wing da Guarda Aérea Nacional, ambas sediadas na Base Aérea de Whiteman.
O pouso de emergência ocorrido no dia 10/12, foi um dos vários incidentes relacionados a aeronaves militares dos EUA na última semana. Em 15 de dezembro, um F-35B sofreu um acidente na Base Aérea Naval Conjunta de Fort Worth, no Texas. Na sexta-feira (16/12), um helicóptero fez um pouso forçado no local de treinamento do Exército dos EUA em Grafenwoer, na Alemanha, ferindo quatro soldados.
@FFO