Presidente colombiano confirma compra de novos caças. O presidente colombiano, Gustavo Petro, anunciou que seu governo irá adquirir novos aviões de combate para substituir a envelhecida frota de caças Kfir da Força Aérea Colombiana (FAC). A informação foi divulgada no sábado (17/12), durante uma cerimônia de promoção a oficiais das Forças Armadas e da Polícia Nacional.
“Tomamos algumas decisões administrativas definitivas para que esses instrumentos de soberania nacional cheguem nos próximos anos. A Força Aérea Colombiana terá uma força de superioridade aérea que substituirá nossas antigas aeronaves Kfir. Acho que as esposas dos atuais pilotos vão me agradecer muito, porque na realidade está perigoso entrar nessas aeronaves”, afirmou Petro.
Em seu discurso, o presidente afirmou que este será um investimento bilionário e estratégico, mas que não afetará os cofres e as finanças públicas. Há alguns anos o Alto Comando da FAC apresenta seus estudos com o conceito das aeronaves que poderão substituir os Kfir. Esses dados foram apresentados para os presidentes anteriores Juan Manuel Santos e Iván Duque, mas somente agora, com Gustavo Petro, finalmente o projeto seguirá adiante.
Para substituir a atual e envelhecida frota de 22 caças Kfir C10, cuja vida está chegando ao final, foram selecionados três candidatos preferenciais, o Eurofighter Typhoon, o SAAB JAS-39 Gripen E/F e o Lockheed F-16V Block 70. A França corre por fora, oferecendo o Dassault Rafale. A aquisição de uma frota com 24 novos caças terá cifras bilionárias.
@FFO