Polônia recebeu mais quatro jatos Leonardo M-346. A Leonardo entregou o terceiro lote com quatro jatos M-346 para a Força Aérea Polonesa (PAF), que agora contabiliza 16 aeronaves de treinamento avançado. De acordo com a fabricante italiana, a Polônia é o segundo maior cliente internacional do M-346.
Em fevereiro de 2014, a Polônia escolheu o M-346 como o sucessor do lendário avião de treinamento TS-11 Iskra. Em novembro de 2018, o primeiro M-346 foi oficialmente comissionado em uma cerimônia na 4ª Ala de Treinamento Aéreo (4. Skrzydło Lotnictwa Szkolnego), sediada na Base Aérea de Dęblin.
No mês de maio, o jato foi certificado pela USAF para o treinamento avançado de pilotos de caças de quarta e quinta geração, um marco importante que permitiu à Polônia treinar muitos dos seus tripulantes no seu próprio país, sem a necessidade de enviá-los para o exterior.
Recentemente a frota mundial de M-346 AJT (Advanced Jet Trainer) alcançou 100.000 horas de voo, com alta disponibilidade e confiabilidade como um programa tecnologicamente avançado e maduro. Mais de 100 aeronaves M-346 foram encomendadas pelas principais forças aéreas internacionais, incluindo Itália , Israel , Polônia , Cingapura , Catar e Grécia. A aeronave também é a espinha dorsal da Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS), uma colaboração entre Leonardo e a Força Aérea Italiana, que já foi selecionada pelo Japão, Alemanha, Catar e Cingapura.
Na Força Aérea Polonesa, o M-346 recebeu o nome de “ Bielik”. Matriculados entre 7701 e 7716, os jatos de treinamento avançado poloneses estão reunidos no 48º Esquadrão Aéreo (48.Eskadra Lotnicza) da Base Aérea de Dęblin.
@FFO