VÍDEO: piloto de F-35B ejeta no solo após perder o controle no pouso. Um caça F-35B Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, ou United States Marine Corps (USMC) sofreu um incidente ontem (15/12), durante um voo de testes na Base Naval Conjunta da Reserva, em Fort Worth, Texas. O que parecia ser um pouso vertical padrão, rapidamente se tornou uma situação incontrolável.
As imagens mostram que logo após tocar o solo, a aeronave ganha altura novamente e volta a bater violentamente com o trem de pouso dianteiro no chão, causando o colapso do mesmo. O potente motor do F-35B faz o jato se arrastar descontroladamente, tomando uma atitude perigosamente crítica. Ao se aproximar da cerca, o piloto optou por abandonar a aeronave, em uma ejeção no solo.
A aeronave estava em voo de testes, informou Lockheed Martin, que monta o jato de quinta geração em instalações compartilhadas com a Base de Forth worth. Em comunicado, a empresa se limitou a dizer: “Estamos cientes da queda do F-35B na pista compartilhada na Base Aérea Naval da Reserva Conjunta em Fort Worth e entendemos que o piloto ejetou com sucesso. A segurança é nossa prioridade e seguiremos o protocolo de investigação apropriado.”
Um porta-voz do Pentágono disse ao Canal NBC5 que a aeronave estava sendo comandada por um piloto do governo, e que a Lockheed Martin ainda não havia oficialmente transferido o jato para o USMC. Não foi informado sobre o estado de saúde do piloto.
O vídeo originalmente foi gravado por Kitt Wilder, mas logo se espalhou pelas redes sociais.
@FFO