O primeiro Airbus A330 MRTT – Multi Role Tanker Transport destinado a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) chegou no dia 30 de junho de 2020 a sua base em Eindhoven, Holanda. A aeronave, matriculada T-055 (MRTT 0055) e com marcas da Real Força Aérea Holandesa foi entregue no dia anterior em Getafe, Espanha e fará parte da Frota Multinacional MRTT (MMF) da OTAN.
A aceitação oficial desta primeira aeronave representa um marco decisivo para a entrada em serviço desta unidade multinacional formada por Luxemburgo, Holanda, Noruega, Alemanha, Bélgica e República Checa. Além de Eindhoven, a frota MMF também operará a partir de Colônia, Alemanha.
O programa da MMF é financiado pelas seis nações que terão o direito exclusivo de operar as aeronaves pertencentes à OTAN em um acordo de associação. As aeronaves serão configuradas para reabastecimento em voo, transporte de passageiros e carga e operações de evacuação médica. A Agência Europeia de Defesa (EDA – European Defence Agency) iniciou o programa da MMF em 2012. Do total de oito aeronaves atualmente encomendas, cinco serão baseadas na Base Aérea de Eindhoven e três na Base Aérea de Koln-Bonn – Colônia.