Caça não tripulado turco Kizilelma realiza primeiro voo. O Bayraktar Kızılelma-A, novo caça não tripulado turco, realizou ontem (14/12), o seu voo inaugural a partir da pista do Aeroporto Tekirdağ-Çorlu Atatürk (TEQ/LTBU), oeste do país. O evento foi amplamente anunciado através das redes sociais, especialmente por Selçuk Bayraktar, CEO da fabricante Baykar Corporation.
“Não conseguimos mais segurar no chão. Ele voou! Graças ao nosso Senho.”, disse o executivo da Baykar na sua conta oficial no Twitter.
O protótipo do caça da Baykar ostenta uma matrícula falsa TC-ÖZB para homenagear Özdemir Bayraktar, fundador da empresa e falecido em 2021. Recentemente esta mesma aeronave completou os testes pré-voo em 20 de novembro, chegando a deixar o solo por alguns segundos.
Equipado com um motor de origem ucraniana Sich, derivado do russo Ivchenko AI-25O, o Kizilelma-A poderá alcançar velocidades próximas de 800 km/h. Uma futura versão, Kızılelma-B, o novo Sistema Aéreo de Combate Não Tripulado (UCAS) será equipado com um motor AI-322F, mais potente e projetado para atingir velocidades supersônicas. Espera-se que uma versão bimotora do jato seja desenvolvida pela fabricante turca.
O UCAS Kizilelma-A poderá voar a uma altitude máxima de 10.500 metros (35 mil pés), com uma autonomia de cinco horas de voo e um raio de ação de 900 quilômetros. O caça terá um peso máximo de decolagem de 5.550 kg, incluindo cerca de 1.500 kg de carga útil (armamentos e sensores).
Desenvolvido para operações de pouso e decolagem de pistas curtas, o Kizilelma poderá operar no convés de voo de navios de ataque anfíbio, como o novo TCG Anadolu da Marinha da Turquia.
De acordo com a fabricante, o Kizilelma será um caça não tripulado capaz de realizar missões de combate aéreo como os aviões tripulados. Ele será capaz de executar manobras agressivas, terá grande consciência situacional, e moderno radar AESA integrado e design furtivo de baixa assinatura para os radares inimigos. A fabricante diz que o conjunto de armamentos nacionais que equiparão o Kizilelma fará do novo caça não tripulado um grande multiplicador de potência.
@FFO