• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Simulador SH-16 Seahawk do EsqdHS-1 da Marinha

31 de dezembro de 2022
Simulador SH-16 Seahawk do EsqdHS-1 da Marinha (Foto: Marinha do Brasil).
Simulador SH-16 Seahawk do EsqdHS-1 da Marinha (Foto: Marinha do Brasil).

Simulador SH-16 Seahawk do EsqdHS-1 da Marinha. Recentemente o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, celebrou um ano da ativação do simulador de aeronaves SH-16 Seahawk, ou TOFT (Tactical Operational Flight Trainer). Neste período, o equipamento se tornou uma ferramenta importante na formação e manutenção operacional dos tripulantes do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) “Esquadrão Guerreiro”.

Instalado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), em São Pedro da Aldeia (RJ), o TOFT SH-16 é um simulador de voo de base fixa, que reproduz fielmente toda a tecnologia embarcada e complexidade operacional dos helicópteros SH-16. Sua utilização se demonstrou altamente vantajosa, especialmente em termos de custo de aquisição e de operação.

Este simulador possui todas as características de um FTD (Flight Training Device) Nível 7, quais sejam: modelamento de toda aerodinâmica, controles de voo e sistemas, contando ainda com sistema de reprodução da vibração dos perfis de voo nos bancos e sistema visual através de projetores.

O ambiente simulado oferece duas áreas de alta fidelidade, a do Rio de Janeiro e da Antártica. Nesses ambientes, são apresentadas muitas “entidades visuais”, tais como navios, aeronaves, submarinos e armamentos, helipontos, plataformas de petróleo, entre outros. Além disso, são proporcionadas inúmeras outras capacidades, como possibilidade da utilização de Óculos de Visão Noturna (OVN), a geração de contatos sonar, radar e fixos MAGE e capacidade de simular voos em formatura.

O treinamento de Guerra Antissubmarino (ASW), missão principal do Esquadrão Guerreiro, com foco no sistema sonar HELRAS DS-100 (Helicopter Long Range Active Sonar), revela uma característica singular do TOFT, onde as missões podem ser fielmente reproduzidas em um ambiente simulado com a interação de toda a tripulação da aeronave.

Por se tratar de uma missão tática e de alto grau de complexidade, aumentada pela possibilidade de geração de situações anormais do sistema sonar, o TOFT se torna uma ferramenta indispensável para o treinamento desse tipo de voo, revelando-se como verdadeiro fator contribuinte para segurança de voo.

Fonte: Marinha do Brasil

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login