No dia 30 de junho de 2020 o US Army recebeu nas instalações da empresa Sierra Nevada Corporation, em Hagerstown, Maryland o protótipo do Sistema Avançado de Reconhecimento e Vigilância de Altitude Média Altitude – Radar de Desmontagem de Veículos (EMARSS-V – Enhanced Medium Altitude Reconnaissance and Surveillance System – Vehicle and Dismount Exploitation Radar).
O Comando de Contratação do Exército dos EUA (U.S. Army Contracting Command), em nome do Fixed Wing Project Office, adjudicou à SNC um contrato em 2019 para a modificação de uma aeronave Beechcraft MC-12S (Beech B350) para o protótipo do padrão EMARSS-V. Sete meses depois e, após um investimento de US$ 5 milhões, o MC-12S ressurge com novos sistemas integrados para aprimorar seu desempenho, aumentar a segurança e melhorar a capacidade da aeronave em combate.
O protótipo do MC-12S EMARSS-V, com suas modificações, ficou mais leve e capaz, aumentando a capacidade do Exército Americano de usar a plataforma do MC-12 em missões de inteligência, reconhecimento e vigilância, não só no campo de batalha, mas em operações especiais e contra insurgência. Além de sensores, foram adicionados motores mais potentes (PT6A-67A) – que permitem a aeronave operar mais alto, em ambientes mais quentes/úmidos e em pistas não preparadas com sobra de potência.
Em termos eletrônicos, a atualização forneceu à aeronave um sistema de posicionamento global no módulo antifalsificação/disponibilidade seletiva, transponder criptografado APX-119 Modo 5 nível 2, incorporação da unidade de gerenciamento de cockpit Avalex ACM9454 e instalação do kit de aprimoramento de missão, que resultará em maior segurança, maior capacidade da missão e maior desempenho. Outro ponto importante desta versão da aeronave espiã do US Army é o pod com o sensor AN/ZPY-5 para desmontar veículos e o radar de exploração (VADER) da Northrop.
O protótipo EMARSS-V será introduzido em Fort Hood, Texas, com o 15º Batalhão de Inteligência Militar em julho de 2020 e passará por diversos testes de qualificação.