Airbus desenvolve sistema autônomo para MRTT reabastecer drones em voo. A Airbus Defence and Space deverá iniciar em breve, os testes de uma nova capacidade que permitirá que seu A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) reabasteça em voo uma aeronave receptora não tripulada de forma autônoma. A informação foi tornada pública no último dia 12/12, durante o Trade Media Briefing (TMB), evento anual da empresa realizado em Getafe, Espanha.
Falando para os presentes no TMB, o chefe de sistemas aéreos militares, Jean-Price Dumont, disse que os testes do sistema de Reabastecimento em Voo de Ativos Autônomos (A4R – Autonomous Assets Air-to-Air Refuelling) e de Voos de Formação Autônoma (AF2 – Autonomous Formation Flight) deverão iniciar até o segundo trimestre de 2023.
Para o programa A4R, a Airbus UpNext desenvolveu um protótipo de um veículo aéreo não tripulado receptor (UAV), chamado AutoMate, que será utilizado nos testes de reabstyecimento em voo autônomo com os A330MRTT.
A capacidade do A4R está baseado no sistema de reabastecimento em voo automático (A3R – Automatic Air-to-Air Refuelling) recentemente certificado para uso diurno, com testes noturnos prestes a começar. O A3R não requer equipamento adicional na aeronave receptora e destina-se a reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento, melhorar a segurança e otimizar a taxa de transferência de combustível em condições operacionais.
O A4R utilizará parte dessa automação do A3R e adicionará uma dimensão totalmente autônoma ao sistema de lança (boom), com uma demonstração final de ponta a ponta prevista para meados de 2024.
@FFO