Coreia do Sul desenvolverá míssil de cruzeiro para o KF-21 Boramae. A Administração do Programa de Aquisição de Defesa do governo da Coreia do Sul (DAPA), anunciou no início desta semana que desenvolverá um míssil de cruzeiro de lançamento aéreo (ALCM) de longo alcance, para equipar o novo caça KF-21 Boramae, atualmente em fase de testes de voo.
Para o desenvolvimento do primeiro ALCM produzido no país, que recebeu o nome de “Cheonryong”, ou “Sky Dragon”, a DAPA estima investir aproximadamente US$ 145 milhões até 2028.
De acordo com a DAPA, espera-se que o ALCM Cheonryong seja capaz de atingir um alvo a até 500 quilômetros de distância com extrema precisão, e se tornará um recurso essencial do KF-21.
A produção de um ALCM é um empreendimento completamente novo para a Coreia do Sul, que iniciou os estudos do projeto em 2019, os quais demonstraram a viabilidade da produção local do armamento.
O programa ALCM Cheonryong será gerenciado pelo Defense Science Research Institute e envolverá os principais fornecedores de defesa sul-coreanos, como LIG Nex1, Hanwha Aerospace, entre outros.
Fonte: DAPA
@FFO