Guarda Aérea Nacional de Oklahoma poderá receber o AT-802U Sky Warden. O Secretário da USAF, Frank Kendall, anunciou que a Base da Guarda Aérea Nacional de Will Rogers, em Oklahoma, EUA, é o único local candidato a receber os novos AT-802U Sky Warden do Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM). Atualmente o local abriga uma Unidade de Treinamento Formal de bimotores MC-12 Liberty, que será convertida em uma Unidade de Integração Total de Sky Warden FTU.
Will Rogers ANBG receberá 28 monomotores AT-802U e um efetivo de aproximadamente 80 militares do 310th Special Operations Squadron (310th SOS), atualmente sediado na Base Aérea de Cannon, no Novo México. Espera-se uma parceria ativa entre o 310th SOS e o 185th SOS, atualmente baseado em Cannon AFB.
Baseado no robusto avião agrícola Air Tractor AT-802, o Sky Warden é uma plataforma multifuncional capaz de realizar missões de apoio aéreo aproximado, inteligência armada, vigilância e reconhecimento e ataques de precisão em apoio a forças de operações especiais geograficamente isoladas.
O AT-802U Sky Warden apresenta maior capacidade de carga útil de qualquer aeronave monomotor turboélice e, conforme noticiamos recentemente, a plataforma hospedará a família de sistemas de comunicação, sensores e soluções ISR aerotransportadas da L3Harris.
O nome Sky Warden homenageia duas das melhores plataformas de combate de operações especiais multimissão da categoria. Ele mescla a história do A-1E Sky Raider no Vietnã com o atual U-28 “Warden” em operações de combate, fornecendo uma aeronave capaz de desempenhar várias funções de missão.
Uma pesquisa de campo em Will Rogers ANBG está agendada para a primavera de 2023 e avaliará os requisitos operacionais, impactos potenciais nas missões existentes, habitação, infraestrutura e mão de obra. Após a conclusão do levantamento, o Departamento da USAF conduzirá uma análise de impacto ambiental a ser concluída no outono de 2023, antes que uma decisão final seja tomada.
Fonte: USAF
@FFO