Destino dos C-130H Hércules belgas. Em dezembro do ano passado, a Força Aérea Belga, ou Belgische Luchtmacht (BLu) realizou a cerimônia de despedida dos seus últimos Lockheed Martin C-130H Hércules operacionais. Quase um ano depois deste evento, uma atualização sobre o destino final dessas clássicas aeronaves de transporte substituídas por modernos Airbus A400M Atlas.
Entre 1972 e 2021 a Força Aérea da Bélgica operou um total de treze C-130H Hércules, matriculados entre CH-01 e CH-13. Nesse quase meio século de operações, apenas duas aeronaves foram perdidas, sendo uma (CH-06) em um acidente na Holanda e a outra (CH-02) destruída por um incêndio no hangar da Sabena Technics, enquanto passava por manutenção.
No momento da aposentadoria, a BLu contava com apenas sete Hércules ativos. Conforme noticiamos, todos eles foram vendidos para a Força Aérea do Paquistão, em uma negociação iniciada em 2019 e finalizada dois anos depois.
Dos quatro Hércules restantes, apenas o CH13 foi preservado inteiro pelo 1 Wing Historical Centre (1WHC) da Base Aérea de Beauvechain, onde pode ser visitado. Por sua vez, o Museu do Patrimônio da Força Aérea de Melsbroek preservou a parte dianteira da fuselage do CH-03. Os dois restantes, CH-08 e CH-10, foram completamente desmanchados, mas as suas caudas foram preservadas, conforme a relação abaixo.
Fonte: Scramble Magazine
@FFO