Il-80 Maxdome recebe sistemas digitais para comunicação com submarinos nucleares russos. Recentemente a Força Aerospacial da Rússia (VKS) iniciou testes com um novo sistema de comunicações embarcados no Ilyushin Il-80VKP, destinado a manter contatos permanentes com submarinos nucleares enquanto navegam submersos. O objetivo deste projeto é aumentar a confiabilidade do sistema de comunicações de Comando e Controle das Forças Armadas Russas utilizando tecnologias digitais avançadas.
Conforme relatado pela Ruselectronics (Росэлектроника, Roselektronika), a modernização dos sistemas de comunicação do posto de comando aéreo Il-80 está sendo realizada pela JSC Scientific and Production Enterprise NPP Polyot, um centro federal de pesquisa e produção baseado em Nizhny Novgorod, anteriormente chamado de Gorky Research Institute of Radio Communications.
O Ilyushin Il-80VKP, código da OTAN “Maxdome”, é o posto de comando aerotransportado do presidente russo em caso de ataque nuclear. Estas aeronaves altamente especializadas foram projetadas para evacuar o Presidente russo, seu Alto Comando e o grupo operacional de oficiais do Estado-Maior do país em caso de destruição da infraestrutura terrestre e de satélites do país. Ele é o similar russo do Boeing E-4B “Doomsday” da USAF.
O projeto consiste em atualizar as aeronaves com um novo sistema de comunicação digital de ondas ultralongas (VLF – Very Low Frequency), capaz de estabelecer uma conexão permanente com uma antena de comunicação submersível estendida e rebocada pelos submarinos.
Oficialmente a VKS possui uma frota de quatro Il-80VKP, construídos na Voronezh Aviation Plant em 1985, e colocados em operação entre 1987 e 1989, após serem equipados com os sistemas de comunicação DatalLink de primeira geração.
As aeronaves, matrículas RA-86146, RA-86149, RF-93645 e RF-93642, são operadas pelo 3º Esquadrão de Aviação do 929º VP Chkalova State Flight Test Center, sediado na Base Aérea de Chkalovskiy.
Um programa de modernização para a versão DataLink 2 (segunda geração) foi implementado pela JSC OPK (United Instrument Corporation) entre 2012 e o final de 2015. Apenas dois Il-80VKP teriam recebidos esses sistemas atualizados, o jato matrícula RF-93645 e o RF-93642.
O Ministério da Defesa e a indústria local trabalham no desenvolvimento dos novos postos de comando aerotransportados baseados no Il-96-400M. Equipados com Datalink 3S, essas novas aeronaves terão uma autonomia duas vezes maior que seu antecessor (Il-80VKP), e seus modernos sistemas de comunicação digitais permitirão aos seus tripulantes enviar mensagens às tropas, aeronaves, lançadores de mísseis e submarinos nucleares em um raio de 6.000 quilômetros. Estima-se que a VKS receberá duas ou três desses novos vetores.
@FFO