• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia ataca Rússia com drones de longo alcance

13 de dezembro de 2022
Ucrânia ataca Rússia com drones de longo alcance (MoD UKR).
Ucrânia ataca Rússia com drones de longo alcance (MoD UKR).

Ucrânia ataca Rússia com drones de longo alcance. Segundo fontes da mídia russa, Moscou que a Ucrânia converteu antigos drones soviéticos em armas de longo alcance que atingiram alvos a centenas de quilômetros dentro do território russo.

Explosões nas bases aéreas de Dyagilevo e Engels, nas profundezas da Rússia, sugerem que a Ucrânia pode atacar os arredores de Moscou. Na noite de segunda-feira, 5/12, o Ministério da Defesa russo disse que versões modificadas dos drones de reconhecimento Tupolev Tu-141 Strizh da era soviética atingiram bases aéreas em Engels, a 372 milhas do território controlado pela Ucrânia, e em Dyagilevo, 122 milhas a sudeste de Moscou. Ele culpou o “regime de Kiev” pelos ataques.

O Ministério da Defesa do Reino Unido, citando “múltiplas fontes abertas”, disse que pelo menos dois bombardeiros russos Tu-95 Bear foram danificados pela explosão de um tanque de combustível em Dyagilyaevo.

“As causas das explosões não foram confirmadas”, twittou o Ministério da Defesa. “No entanto, se a Rússia avaliar que os incidentes foram ataques deliberados, provavelmente os considerará como algumas das falhas estrategicamente significativas de proteção de suas forças, desde a invasão da Ucrânia”. As autoridades ucranianas não fizeram nenhum comentário oficial sobre o assunto até então. Na terça-feira, 6/12, um aeródromo russo na região de Kursk também foi atingido.

Se as explosões foram de fato um ataque ucraniano, o Tu-141 pode muito bem ter sido a arma usada disse Sam Bendett, membro sênior adjunto do Center for a New American Security e consultor da CNA Corporation. Mas ele disse que existem outras possibilidades. A Ucrânia pode ter consertado e reaproveitado algumas das centenas de drones Shahed-136 de fabricação iraniana que a Rússia disparou. Ou uma equipe de operações especiais ucraniana pode ter entrado furtivamente na Rússia e disparado uma arma de curto alcance. Ou os esforços de Kiev para construir seu próprio míssil de cruzeiro de longo alcance podem ter dado frutos. 

Em 2014, a Ucrânia tinha cerca de 68 dos drones Tu-144, que funcionam muito mais como um míssil do que um drone de reconhecimento moderno. Não importa a arma, tais ataques representariam uma falha colossal das defesas aéreas russas e mostrariam a crescente vulnerabilidade das forças armadas de Putin. 

O avanço é significativo por alguns motivos. Os Estados Unidos relutam em fornecer às forças ucranianas mísseis MGM-140 ATACMS (Army Tactical Missile System), que permitiriam ataques a mais de 300 milhas náuticas — o ponto mais ao norte da Ucrânia fica a menos de 300 milhas de Moscou. Os Estados Unidos até modificaram os lançadores do sistemas HIMARS, enviados à Ucrânia, desativando a sua capacidade de disparar foguetes ATACMS. Em setembro, autoridades russas disseram que enviar esses mísseis de longo alcance para a Ucrânia, faria dos Estados Unidos uma parte direta no conflito.  Grande parte do motivo pelo qual os Estados Unidos estão honrando essa “linha vermelha” é a preocupação de que a Rússia veja essas armas como uma ameaça estratégica e não tática. 

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login