Espanha vai adquirir mais PC-21 Pilatus para o EdAE. O Ministério da Defesa da Espanha irá adquirir um segundo lote de 16 novos monomotores de treinamento suíços Pilatus PC-21 para o Ejército del Aire y del Espacio (EdA). Anunciado em 05/12, o contrato tem o valor estimado em 250 milhões de Euros.
Serão 16 novos PC-21 para substituir a atual frota de treinadores básicos ENAER T-35C Pillán remanescentes no Escuadrón 791, baseado em Murcia/San Javier. Além dos aviões, o acordo incluirá simuladores, equipamentos de treino e um pacote logístico.
Atualmente a Academia General del Aire (AGA) possui uma frota de 24 monomotores PC-21, que substituíram os jatos CASA C-101EB Aviojet, destinados à segunda fase do Curso Básico de Voo (detalhes aqui).
A padronização em um único modelo de aeronave nas duas primeiras fases de formação dos pilotos na AGA do Ejército del Aire, reduzirá custos operacionais e de manutenção, bem como simplificará o suporte logístico de fornecimento das peças de reposição, entre outras vantagens.
De acordo com o orçamento geral do governo espanhol, os pagamentos dos novos treinadores começará em 2023 e serão concluídos em 2025. A entrega dessas aeronaves provavelmente ocorrerá dentro deste período.
Dos 40 treinadores básicos T-35C Pillán II adquiridos pela Força Aérea Espanhola até 1987, cerca de 36 ainda permanecem em operação.
@FFO