Acidente com MiG-21 Fishbed da Croácia. Um MiG-21UM “Fishbed” da Força Aérea da Croácia, ou Hrvatske Zračne Snage (HZS) caiu ontem (06/12), por volta das 13h30 (horário local), na região de Slatina, a cerca de 115 km a leste da capital Zagreb. Ambos pilotos conseguiram ejetar com segurança e foram resgatados pelas equipes de socorro.
O jato, matrícula 164, estava em missão de treinamento voando em uma esquadrilha composta por quatro MiG-21 do 191º Esquadrão de Caça, unidade sediada na Base Aérea de Pleso, contígua ao Aeroporto Internacional Franjo Tudjman (ZAG/LDZA), em Zagreb. Após o acidente, os outros três Fishbed retornaram à base.
De acordo com o Ministério da Defesa Croata, os pilotos estão em estado de saúde estável. Um deles passou a noite em observação e já recebeu alta hospitalar, enquanto o outro piloto passou por uma cirurgia realizada com sucesso. O motivo da operação não foi informado.
A causa do acidente foi preliminarmente relatada como sendo causada por uma falha de motor, mas isso não foi confirmado oficialmente. Uma investigação foi inciada para determinar o real motivo do acidente.
De acordo com o banco de dados da Scramble Magazine, a Força Aérea Croata teria uma frota de oito MiG-21bis, dos quais quatro da versão biplace (MiG-21UM). Em novembro do ano passado os governos da Croácia e da França assinaram um contrato para a aquisiação de 12 novos caças Dassault Rafale F3-R que substituirão os antigos MiG-21 da Força Aérea Croata (detalhes aqui).
@FFO