HMS Queen Elizabeth e o 617 Sq visitam Oslo na Noruega. O porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R08) e seu Grupo Aéreo Embarcado composto pelos F-35B da Royal Air Force (RAF) sediados na RAF Marhan, pertencente ao 617 Squadron, estiveram visitando a capital norueguesa, Oslo, como parte da Operação Achillean.
O HMS Queen Elizabeth está liderando o Carrier Strike Group do Reino Unido, que chegou a Oslo para sediar várias atividades de engajamento de defesa na Noruega, o qual é um importante aliado estratégico bilateral e dentro da OTAN para o Reino Unido.
A Operação Achillean é uma prova de implantação de conceito para demonstrar a capacidade de ataque marítimo de 5ª geração da OTAN, composta por jatos F-35B apoiados por helicópteros AW101 Merlin e AW159 Wildcat. Todos os elementos da Operação Achillean complementam a atividade da OTAN e da Força Expedicionária Conjunta, pois o Reino Unido reforça seu compromisso de salvaguardar a segurança europeia.
Além do pessoal do 617 Squadron, outros membros da RAF foram embarcados. “Como Gerente de Batalha Aérea, é minha responsabilidade coordenar a atividade no espaço aéreo em torno do Grupo de Trabalho, incluindo os fuzileiros navais reais em terra, tiros navais de nossas fragatas e contratorpedeiros e surtidas F-35B do HMS Queen Elizabeth. Para fazer tudo isso com segurança e eficácia, é necessário muito trabalho em equipe, e o pessoal da Royal Navy a bordo certamente me fez sentir parte dessa equipe muito unida. Para mim, a primeira vez que olhei da ilha de popa e vi o Grupo de Trabalho reunido em torno do HMS Queen Elizabeth, com F-35s decolando do convés e Merlins patrulhando à nossa frente, foi o momento em que percebi que fazia parte de algo especial” — Tenente Pollard — Gerente de batalha aérea do Carrier Strike Group
O HMS Queen Elizabeth, Carrier Strike Group, está sendo comandado pelo Comodoro Angus Essenhigh OBE Royal Navy e sua equipe que está embarcada a bordo do porta-aviões. A implantação se baseia na atividade vital de defesa do Reino Unido no Extremo Norte, aprofundando a cooperação entre os meios aéreos britânicos e noruegueses, especialmente centrados na RAF e nos caças F-35 e aeronaves de patrulha marítima norueguesas P-8.
Fonte: RAF.
@CAS