USAF aposenta o KC-135R Stratotanker “Wolff Pack”. Recentemente a USAF aposentou o primeiro Boeing KC-135R Stratotanker baseado na sua unidade na RAF Mildenhall, Reino Unido. A aeronave, matrícula 63-7999, nome de batismo “Wolff Pack”, foi desativada após 59 anos em serviço ativo.
Embora o KC-135 esteja em uso há décadas na RAF Mildenhall, esta foi a primeira aposentadoria oficial de um Stratotanker do 351st Air Refueling Squadron (351st ARS), subordinado à 100th Air Refueling Wing (100th ARW).
No dia 28 de novembro o #7999 realizou o seu último voo, utilizando o código de chamada “QID 13”. Ele voou da RAF Mildenhall diretamente para o “cemitério” do 309th AMARG, na Base Aérea de Davis-Monthan, em Tucson, no Arizona. Antes da sua partida, uma cerimônia de aposentadoria foi realizada na RAF Mildenhal em 23 de novembro, onde todos os membros da Unidade assinaram seus nomes na fuselagem do jato.
O comissionamento do 63-7999 na USAF aconteceu em 13 de novembro de 1963. “Para colocar isso em perspectiva histórica, nove dias após os nossos aviadores receberem esta aeronave, ocorria o assassinato do presidente Kennedy em Dallas”, citou Robert Paley, historiador da 100th ARW durante a cerimônia.
Embora não haja um histórico completo dos seus 59 anos de operações, sabe-se que o #7999 realizou mais de 3.000 surtidas registradas, tendo acumulado mais de 15.000 horas de voo. Em toda sua vida ele teve três variantes de motor: o Pratt & Whitney J57 original com injeção de água, o P&W TF33 e o atual CFM International F108, instalado em 22 de maio de 1985.
O nome de batismo “Wolff Pack”, bem como sua arte de nariz (nose art), foi uma homenagem ao Capitão Robert “Bob” Wolff, piloto do 100th Bomber Squadron (hoje 100th ARW) na Segunda Guerra Mundial, atualmente com 101 anos de idade.
O jovem Bob tinha 18 anos quando se alistou na Força Aérea do Exército dos EUA, logo após o ataque a Pearl Harbor. Três anos depois ele se formou como piloto de B-17 Flying Fortress, e foi enviado para a Inglaterra, onde serviria no 100th BS baseado em Thorpe Abbotts, ou 139 Station, como era conhecida.
Em uma recente entrevista concedida para Robert Paley, o Capitão Bob falou que antes da sua última missão na Grande Guerra, seus tripulantes decidiram batizar seu B-17 Flying Fortress como “Wolff Pack”, mas eles foram abatidos na missão e não tiveram a chance de pintar a arte no avião.
Setenta anos depois, Bob e sua esposa Barbara participaram de uma comovente cerimônia em uma reunião dos veteranos do 100th Bomb Group, em Nova Orleans, EUA. No evento, realizado em 24 de setembro de 2015, eles viram o KC-135R #7999 com a arte prometida pelos seus colegas, aplicada no nariz do avião-tanque. “Imaginem como aquele momento foi emocionante para este herói de guerra e sua esposa”, disse Paley.
Embora o #7999 esteja oficialmente aposentado, a nose art “Wolff Pack” permanecerá viva na RAF Mildenhall, pois os aviadores da 100th ARW se comprometeram em transferir a homenagem para outro avião-tanque.
Entre 1955 e 1965 a Boeing produziu nada menos que 732 reabstecedores KC-135 Stratotanker para a USAF. Passadas seis décadas desde seu primeiro voo, estima-se que a frota ativa desses quadrijatos é de aproximadamente 400 aeronaves.
Fonte: USAF
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