Revelado o B-21 Raider, novo bombardeiro da USAF. Em uma histórica cerimônia realizada na noite de ontem (02/12), a Northrop Grumman e a USAF revelaram o B-21 Raider, o mais novo bombardeiro estratégico dos Estados Unidos. Realizado na Planta 42 da Northrop Grumman, em Palmdale, Califórnia, o evento contou com a presença do Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin e do Secretário da USAF, Frank Kendall, além de aproximadamente 600 convidados civis e militares, além de ser transmitido ao vivo pela internet.
“A apresentação do B-21 Raider é um momento histórico para a USAF e para a nação. A última vez que apresentamos um novo bombardeiro foi há mais de 30 anos. Observando o ritmo das atuais ameaças, devemos continuar a nos modernizar rapidamente. O B-21 Raider fornecerá uma formidável capacidade de combate em uma variedade de ambientes altamente contestados do futuro”, disse o General CQ Brown Jr., Chefe do Estado-Maior da USAF.
O B-21 Raider é um bombardeiro furtivo de longo alcance e alta capacidade de sobrevivência, projetado para substituir gradativamente os envelhecidos B-1 Lancer e B-2 Spirit, tornando-se a espinha dorsal da frota de bombardeiros estratégicos dos Estados Unidos. Com capacidade nuclear, o B-21 será um dos componentes de um conjunto maior de sistemas de ataque, que incluem inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), ataque eletrônico, comunicação entre outros recursos. O novo bombardeiro poderá realizar missões tripuladas ou não-tripuladas.
A Northrop Grumman planeja o primeiro voo do B-21 para o ano que vem, cerca de oito anos após a fabricante receber o contrato para desenvolver a nova aeronave. A data que ocorrerá o voo não foi confirmada, pois depende da evolução dos testes em solo. Além do protótipo apresentado no evento em Palmedale, outros cinco B-21 estão na linha de produção em vários estágios de montagem e testes.
“Na próxima vez que você ver este avião, ele estará no ar”, afirmou Kathy Warden, CEO da Northrop Grumman.
De acordo com uma divulgação anterior da Northrop Grumman, o B-21 será a primeira aeronave furtiva do mundo, realmente de sexta geração e, com capacidades altamente furtivas e baixíssima assinatura radar, por conta do seu design e da sua camada externa absorvente. Seu projeto destaca-se também pela facilidade de atualizações de tecnologias futuras, pensada para acompanhar as ameaças em evolução.
O nome “Raider” foi escolhido para homenagear o Doolittle Raid da Segunda Guerra Mundial, quando 80 aviadores e 16 bombardeiros B-25 Mitchell, liderados pelo Tenente-Coronel James “Jimmy” Doolittle, realizaram uma operação aérea que mudou o curso da guerra. As ações do Doolittle Raid foram fundamentais para alterar o conflito na região do Pacífico. O espírito dos “Doolittle Raiders” serviu como inspiração para o nome do novo bombardeiro B-21 da USAF.
@FFO