Leonardo concluí as entregas do UH-90A ao Exército Italiano. A Leonardo concluiu a entrega do 60º e último UH-90A (NH90) ao Exército Italiano. A aeronave foi entregue em um cerimônia na fábrica Leonardo em Veneza Tessera — Itália. Até o momento, cerca de 490 NH90 estão em serviço em todo o mundo com diferentes operadores nas duas versões, NH90 TTH (Tactical Transport Helicopter) e NH90 NFH (NATO Frigate Helicopter).
O programa de helicópteros UH-90A do Exército Italiano (NH90 TTH) alcançou um importante resultado no dia 25 de novembro com a conclusão das entregas das aeronaves. A sexagésima e última máquina, montada na fábrica Leonardo em Veneza Tessera, foi entregue durante uma cerimônia oficial na presença de representantes do Estado-Maior e da Aviação do Exército, da Secretaria Geral de Defesa e Direção Nacional de Armamentos, NAHEMA (Born Helicopter Management Agência), NHIndustries e da Leonardo.
O Exército Italiano é um dos primeiros e maiores operadores do NH90. Até o momento realizou 31.096 horas de voo na Itália e no exterior. A frota está distribuída por três bases da Aviação do Exército — Casarsa della Delizia (LIDK) — com o 272° Gruppo Squadroni, Rimini/Miramare (LIPR) — com 251°, 252º e 253º Gruppo Squadroni e Herat (OAHR) — Afeganistão com a Força Tafera Fenice.
A configuração versátil dos helicópteros NH90 TTH permite realizar uma ampla gama de missões como transporte tático de unidades de infantaria, apoio logístico, operações especiais, transporte de material, guincho, transporte médico, transporte de veículo tático. Nos últimos anos, os helicópteros também têm sido utilizados para apoiar operações de proteção civil e gestão de emergências. Mais recentemente, a colaboração entre o Exército Italiano e a Leonardo cresceu ainda mais ao desenvolver a capacidade de fornecer treinamento para as tripulações de outros operadores do NH90.
Carlo Gualdaroni, Diretor de Negócios da Leonardo Helicopters disse: “Estamos felizes com a conquista deste importante marco junto com o Exército. Um resultado representativo da extensa e eficaz colaboração entre a indústria e o operador, de forma a garantir a obtenção das capacidades esperadas para os helicópteros e apoiar a sua utilização, maximizando assim as vantagens decorrentes das suas extraordinárias performances e tecnologias. Continuaremos próximos do Exército para garantir que, também no futuro, a frota de UH-90A possa cumprir com sucesso suas missões em todas as condições”.
A fábrica da Leonardo em Venice Tessera, construída em uma área de 24.000 m2, é a linha de montagem final italiana para NH90s destinada a vários operadores, incluindo o Exército e a Marinha italianos. A planta também desempenha um papel importante na modernização dos helicópteros em serviço.
@CAS