Japão adquire mais dois aviões-tanque Boeing KC-46A Pegasus. A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) assinou um pedido para a aquisição de mais dois aviões-tanque Boeing KC-46A Pegasus, elevando o total de encomendas para seis unidades. O primeiro KC-46A da JASDF foi entregue pela Boeing em outubro de 2021, e a segunda aeronave chegou ao Japão em fevereiro deste ano.
“A versatilidade e a capacidade multimissão do KC-46A apoiam ainda mais a mobilidade da JASDF. A frota global crescente de KC-46A aumenta as vantagens de interoperabilidade para nossos clientes, garantindo a prontidão e o valor de seu investimento”, disse James Burgess, Vice-Presidente e Gerente do Programa KC-46 da Boeing.
Projetado para reabastecer todas as aeronaves militares compatíveis com os procedimentos internacionais de reabastecimento em voo (REVO), o KC-46A Pegasus já realizou mais de 10 mil surtidas, transferindo milhares de toneladas de combustível para as forças aliadas em todo o mundo. Além das missões REVO, o KC-46A oferece recursos multimissão como conectividade de dados, transporte de cargas e operações aeromédicas.
“Este contrato adicional reforça a aliança EUA-Japão para apoiar a segurança e a estabilidade em toda a região do Pacífico. A Boeing está orgulhosa da parceria duradoura com o Japão e esperamos apoiar a frota KC-46A do país pelas próximas décadas”, disse Will Shaffer, Presidente da Boeing Japão.
O contrato foi concedido pela USAF através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras dos Estados Unidos. As aeronaves são produzidas pela Boeing na sua linha de produção em Everett, Washington. Em parceria com a Boeing, indústrias japonesas produzem 16% da estrutura da fuselagem do KC-46A. Até o momento, a fabricante norte-americana já entregou 67 KC-46A, sendo 65 para a USAF e os dois para JASDF.
Fonte: Boeing
@FFO