USAF retira os primeiros Eagles do Japão. A USAF deu início efetivo a retirada dos F-15C/D Eagles do Japão. Na quinta-feira (01/12), o primeiro lote de “Eagles legados” (versões mais antigas do caça) pertencentes à 18th Wing Shogun, decolou da Base Aérea de Kadena, com destino aos Estados Unidos.
Inicialmente os F-15C/D serão enviados para a Base da Guarda Aérea Nacional (ANG) em Kingsley Field, no Oregon, de onde algumas aeronaves serão distribuídos entre as várias unidades da ANG, enquanto outros serão transferidos para armazenamento no “boneyard” (cemitério) do 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group, em Tucson, Arizona.
A USAF anunciou recentemente sua decisão de aposentar as células mais antigas dos F-15 Eagles, em serviço há cerca de quatro décadas. Em Kadena AFB estavam estacionados 48 “Eagles legados”, distribuídos em dois Esquadrões, o 44th Fighter Squadron “Vampires” e o 67th Fighter Squadron “Fighting Cocks”.
Os primeiros F-15C Eagle chegaram em Kadena AFB em 29 de setembro de 1979, sendo o 67th FS “Fighting Cocks” o primeiro Esquadrão operacional com os Eagle na Força Aérea do Pacífico (PACAF) dos EUA.
Em comunicado, o Departamento de Defesa dos EUA (US DoD) afirmou que continuará a manter uma presença permanente de caças na Base Aérea de Kadena, implantando de forma rotativa aeronaves mais avançadas, como os F-22 Raptor e F-35 Lightning II.
Conforme noticiamos, a primeira unidade deslocada para cobrir a saída dos F-15C/D do Japão foi o 525th Fighter Squadron “Bulldogs” do Alasca, que enviou quatro F-22A Raptors para a base da USAF na Ilha de Okinawa.
Fonte: USAF
@FFO