Airbus revela motor de hidrogênio com emissão zero. A Airbus revelou que está desenvolvendo um motor de célula de combustível movido a hidrogênio. O sistema de propulsão está sendo considerado como uma das possíveis soluções para equipar suas aeronaves de emissão zero de carbono que entrarão em serviço em 2035.
A Airbus começará a testar em solo e voo essa arquitetura de motor de célula de combustível a bordo de sua aeronave de demonstração ZEROe em meados da década. A aeronave de teste em voo é o A380-841 (MSN001) F-WWOW, que será utilizada para checar as novas tecnologias de hidrogênio. Para isto, está sendo modificada para transportar tanques de hidrogênio líquido, bem como modificado todos os seus sistemas de distribuição de combustível associados.
“Células de combustível são uma solução potencial para nos ajudar a alcançar nossa ambição de emissão zero e estamos focados em desenvolver e testar essa tecnologia para entender se é viável e viável para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero em 2035. Em escala, e se as metas tecnológicas forem alcançadas, os motores de célula de combustível podem conseguir alimentar uma aeronave de cem passageiros com um alcance de aproximadamente 1.000 milhas náuticas. Ao continuar investindo nessa tecnologia, estamos nos dando opções adicionais que irão informar nossas decisões sobre a arquitetura de nossa futura aeronave ZEROe, cujo desenvolvimento pretendemos lançar no período 2027 – 2028” — Glenn Llewellyn, vice-presidente de aeronaves de emissão zero da Airbus.
A Airbus identificou o hidrogênio como uma das alternativas mais promissoras para alimentar uma aeronave de emissão zero, porque não emite dióxido de carbono quando gerado a partir de energia renovável, sendo a água seu subproduto mais significativo.
Existem duas maneiras pelas quais o hidrogênio pode ser usado como fonte de energia para propulsão de aeronaves. Primeiro, através da combustão de hidrogênio em uma turbina a gás, segundo, usando células de combustível para converter hidrogênio em eletricidade para alimentar um motor de hélice. Uma turbina a gás de hidrogênio também pode ser acoplada a células de combustível em vez de baterias em uma arquitetura híbrida-elétrica.
Células de combustível de hidrogênio, especialmente quando empilhadas juntas, aumentam sua potência, permitindo escalabilidade. Além disso, um motor alimentado por células de combustível de hidrogênio produz zero emissões de NOx ou rastros, oferecendo assim benefícios adicionais de descarbonização.
A Airbus vem explorando as possibilidades de sistemas de propulsão por células de combustível para a aviação há algum tempo. Em outubro de 2020, a Airbus criou a Aerostack, uma joint venture com a ElringKlinger, uma empresa com mais de 20 anos de experiência como fornecedora de componentes e sistemas de células de combustível. Em dezembro de 2020, a Airbus apresentou seu conceito de cápsula, que incluía seis sistemas removíveis de propulsão por hélice de célula de combustível.
Fonte: Airbus.
@CAS