Marinha Francesa aposentará o Alouette III após 60 anos de serviços. A Aviação Naval Francesa, ou Force maritime de l’aéronautique Navale, está encerrando mais um capítulo na sua história. No próximo dia 09 de dezembro, ocorrerá a cerimônia de aposentadoria dos últimos helicópteros Sud-Aviation Alouette III, após mais de 60 anos em serviço.
Os últimos cinco Alouette III em operação na Marinha Francesa estão subordinados à Flotilha 34 (34F)/ESHE (Ecole Spécialisation Hélicoptères Embarqués), baseada em Lanvéoc-Poulmic, na Bretanha, além de uma aeronave na Polinésia Francesa. Suas missões consistiam no treinamento dos pilotos em operações de pouso e decolagem no convés, ligação operacional, apoio à força naval e resgate no mar.
No último verão, os Alouette III da Marine Nationale encerraram sua carreira como helicóptero embarcados no navio de Comando e Abastecimento FNS Somme (A631) e na Fragata de Vigilância FNS Prairial (F731).
O SA319B, matrícula 997, foi o último Alouette completamente revisado em nível de depósito pelo L’Atelier Industriel de l’Aéronautique de Bretagne (AIA). Ele foi entregue para a Force maritime de l’aéronautique Navale no dia 08 de julho deste ano, após a revisão.
Desde a chegada do primeiro Alouette III, em 1963, a Marine Nationale recebeu um total de 37 dessas aeronaves. Os últimos Alouettes modelo SA316B foram aposentados em 2018, sendo mantidos apenas a versão SA319B em operação.
Originalmente, a 34F recebeu os modelos SA319B equipados com dois torpedos Mk46 para guerra anti-submarina (ASW), em uma missão que posteriormente foi assumida pelas Flotilhas Lynx HAS2(FN)/HAS4(FN) e AS565SA Panther.
A Aviação do Exército Francês, ou Aviation légère de l’armée de Terre (ALAT) utilizou 82 Alouette III de várias versões entre 1961 e 1999. A Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) operou o Alouette III entre 1972 a 2004 em vários esquadrões. O helicóptero também foi usado na Gendarmerie Nationale e na Sécurité Civile.
Até 1º de maio de 1985, um total de 1.453 Alouette III foram produzidos pelas fábricas de La Courneuve e Marignane e entregues à vários operadores militares e civis no mundo. Diveros países ainda utilizam o Alouette III orignal, ou na sua versão indiana HAL Chetak.
@FFO