O SIGINT da Luftwaffe. Em 2019, a Luftwaffe (Força Aérea Alemã) abandonou seus planos de ter uma frota de UAS Northrop Grumman MQ-4C Triton dedicada a missão de Inteligência de Sinais (Signals Intelligence — SIGINT). Ao invés de UAS, a Luftwaffe repensou e optou por aeronaves tripuladas, customizadas a partir de jatos executivos Bombardier Global 6000.
O plano de ter MQ-4 na função SIGINT foi uma iniciativa Euro Hawk Unmanned Aerial System (UAS), cancelado em 2013 devido ao custo de desenvolvimento esperado. Em agosto de 2021, a Alemanha confirmou uma nova capacidade estratégica SIGINT teria como base uma frota de jatos executivos Bombardier Global 6000 modificados e customizados especificamente para atender as necessidades da Luftwaffe.
Três Global 6000 serão reconstruídos para executar a chamada tarefa Persistent German Airborne Surveillance System (PEGASUS). A previsão é que as três plataformas estejam totalmente operacionais em 2028, preenchendo assim a lacuna da capacidade do SIGINT, que está “vaga desde 2010, quando o último Breguet BR1150 Atlantic foi retirado de serviço.
Atualmente, dois dos três jatos Global 6500 estão com a Lufthansa Technik em Hamburgo, onde ocorre a modificação e instalação do pacote SIGINT. Muito provavelmente as futuras as aeronaves serão matriculadas de 14 + 10 a 14 + 12.
Em 20 de junho de 2022, o Global 6500 C-GVJL (c/n 60057) chegou a Hamburg-Fuhlsbüttel. A aeronave foi registrada temporariamente em 17 de outubro de 2022 com a matrícula americana N657HN para a empresa TVPX Aircraft Solutions Inc Trustee, com sede em North Salt Lake/UT. Um segundo Global 6500 C-GZQA (c/n 60061), chegou a Hamburg-Fuhlsbüttel em 26 de setembro de 2022. Este foi registrado temporariamente em 31 de outubro de 2022 como N661HN, também para a TVPX Aircraft Solutions Inc Trustee. Em agosto de 2021, outro Global 6500 da Luftwaffe, matriculado D-AEND foi visto no Canadá, em Montreal-Trudeau. Ele, no entanto, o Global ainda não foi entregue à Força Aérea.
Quando estiverem prontas, as três plataformas SIGINT serão baseadas na base aérea de Schleswig-Jagel para se juntar ao Taktisches Luftwaffengeschwader 51 (TLG 51) — Immelmann. Um esquadrão único que consistirá em uma mistura interessante de aeronaves tripuladas (Tornado e Global 6500) e não tripuladas (IAI Heron). Este último chegará à Jagel no final de 2023.
@CAS