Coreia do Sul: 5º protótipo do caça KF-21 Boramae. A KAI (Korea Aerospace Industries) apresentou no dia 26 de novembro o quinto protótipo do caça sul-coreano KF-21 Boramae. A apresentação do protótipo ocorreu na fábrica da KAI, em Sacheon durante a visita do Presidente da República da Coreia Yoon Suk-yeol. Este protótipo deveria ser originalmente entregue na Indonésia. No entanto, devido aos contínuos atrasos da Indonésia em pagar sua parte do programa KF-X, o KF-21 005 permanecerá na Coreia do Sul.
Provavelmente será usado pela Força Aérea da República da Coreia para seus próprios testes de voo. Ao mesmo tempo, a Indonésia poderá receber o KF-21 005 mediante o pagamento integral de sua parte do programa KF-X. O KF-X é um projeto conjunto da República da Coreia e da Indonésia, com 80% e 20% de participação, respectivamente. Quando a Indonésia retirou seus engenheiros em 2020 devido ao COVID, especulou-se que Jacarta pretendia encerrar o projeto conjunto e comprar outro caça. O processo administrativo para que cerca de 32 engenheiros indonésios voltarem para a KAI, começou em agosto de 2021. O custo do programa foi declarado no nível de US$5,2 bilhões.
Está prevista a construção de 40 aeronaves até 2028 e 120 até 2032. Antes do início da produção em série, serão construídos 6 protótipos. A participação da República da Coreia na fabricação dos componentes é de cerca de 65%, com os demais 35%, sendo adquiridos no mercado internacional. Começando com esses 32 engenheiros, cerca de 100 funcionários deveriam retornar à fábrica sul-coreana no final do ano passado, depois que a Indonésia reafirmou seu compromisso com o projeto. Em 19 de julho de 2022, o primeiro protótipo do KF-21 realizou seu primeiro teste de voo.
@CAS