FACh realizou tripla evacuação aeromédica na Antártida. A Força Aérea Chilena (FACh) realizou na tarde de 20 de novembro, a evacuação aeromédica de três pessoas a partir Base Aérea Presidente Frei Montalva, na Ilha do Rei George, Antártida. Foram resgatados no mesmo voo um cidadão chileno, um uruguaio e um sul-coreano, que apresentavam diversas complicações de saúde, e que foram levados para a cidade de Punta Arenas, no sul do Chile.
No voo MEDEVAC (Medical Evacuation), a tripulação do C-130H Hercules, matrícula FACh 992, transportou um oficial tripulante do navio ATF-66 Galvarino da Armada do Chile, com quadro de apendicite aguda e um cidadão uruguaio da Base Científica Antártica Artigas, que sofreu uma fratura em uma das pernas. A vítima de nacionalidade sul-coreana apresentava com fratura na coluna vertebral, e necessitou ser transferida no helicóptero Bell 412 da FACH da Estação King Sejong até a Base Aérea Antártica Presidente Frei, onde estava o C-130H.
Antes do embarque no Hércules, os pacientes foram avaliados pela equipe de saúde do Chile, para que pudessem ser preparadas para o voo de aproximadamente três horas até o Aeroporto de Punta Arenas, onde chegaram na madrugada de 21 de novembro.
Os militares e equipamentos das Forças Armadas Chilenas estão à disposição do país e dos seus cidadãos 24×7 (24 horas por dia e 365 dias por ano). A missão MEDEVAC antártica é um dos tantos exemplos realizados por essas Instituições para o benefício da comunidade nacional e internacional, permitindo a salvaguarda da vida e da integridade das pessoas.
Fonte: FACh
@FFO